Universidade Federal abre mais de 2,3 mil vagas em cursos de graduação

Serão 76 cursos de graduação em dois campis de uma universidade federal; as vagas são para entrada no primeiro e segundo semestres. As provas de seleção serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro. Confira mais detalhes dessa seleção.

Universidade Federal abre mais de 2,3 mil vagas em cursos de graduação
Universidade Federal abre mais de 2,3 mil vagas em cursos de graduação (Imagem: FDR)

A Universidade Federal de Juiz de Forma (UFJF) divulgou as informações do seu Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024.  São 2.303 vagas, com oferta de cotas, para 76 cursos de graduação e entrada nos dois semestres do próximo ano.

As provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembros nas cidades de Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG), Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ).

Cursos de graduação gratuitos em Minas Gerais

O Pism oferece 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. 

O Programa de Ingresso Seletivo Misto é um sistema onde os estudantes fazem provas ao final de cada um dos anos do ensino médio; módulos I (triênio 2023-2025), II (triênio 2022-2024) e III (triênio 2021-2023).

Ou seja, o módulo I é voltado aos estudantes que estão no 1º ano do ensino médio em 2023; o módulo II para aqueles que estão no 2º ano; e o III para quem está no 3º ano do ensino médio.

As inscrições poderão ser feitas a partir das 15h do dia 1º de agosto até às 18h do dia 13 de setembro, exclusivamente pela internet, na Área do Candidato.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 150 e deve ser paga apenas nas agências e correspondentes do Banco do Brasil. Os pedidos de isenção podem ser feitos das 15h do dia 1º de agosto até às 15h do dia 15 do mesmo mês; o benefício será concedido para:

  • Pessoas inscritas no CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS);
  • pessoas com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (por pessoa) e que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada

A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 31 de janeiro de 2024.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.