O que mudou no Bolsa Família? Governo federal publica decreto com NOVIDADES no programa

Na última segunda-feira (10), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) publicou uma portaria regulamentando o Bolsa Família. O objetivo foi formalizar as mudanças que começaram no início do ano por meio da Medida Provisória que recriou este programa. As alterações constam no Diário Oficial da União.

O que mudou no Bolsa Família? Governo federal publica decreto com NOVIDADES no programa
O que mudou no Bolsa Família? Governo federal publica decreto com NOVIDADES no programa (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

De acordo com o MDS, a portaria regulamenta os procedimentos para a gestão de benefícios, ingresso de pessoas e revisão cadastral de beneficiários no Bolsa Família. Junto om a publicação foi anunciado o pagamento de um novo benefício que terá início a partir de setembro deste ano, chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz (BVN).

A ideia é que famílias com crianças que ainda não tenham completado sete meses de idade possam receber um bônus de R$ 50 em seus pagamentos. O objetivo, na verdade, é que por meio deste pagamento as mulheres que amamentam possam ter uma renda adicional e consigam lidar com os custos. O dinheiro pode ser revertido para compra de leite de fórmula, por exemplo.

Além deste bônus que terá início a partir do mês de setembro, os demais benefícios que já começaram a ser pagos continuam. O saque do Bolsa Família de julho começa a partir do dia 18, e os interessados em consultar quando recebem e o valor repassado podem acessar o App do programa cerca de 10 dias antes do início dos depósitos para ter essa informação.

Novas regras aprovadas no Bolsa Família

O MDS detalha que as novas regras do Bolsa Família já estão valendo e devem influenciar diferentes ângulos do funcionamento do programa. Como:

Valor de pagamento e benefícios

Proteção do benefício

Seguro-defeso

Ingresso no programa

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile