Novo Vestibular? Provão Paulista é lançado e vai oferecer 13 mil vagas; conheça

O governador de São Paulo autorizou a implementação de um novo vestibular no estado que vai oferecer 13 mil vagas. Através do Provão Paulista os estudantes acabam de ganhar mais uma forma de ingressar no ensino superior. Conheça melhor essa novidade!

Novo Vestibular? Provão Paulista é lançado e vai oferecer 13 mil vagas; conheça
Novo Vestibular? Provão Paulista é lançado e vai oferecer 13 mil vagas; conheça (Imagem: FDR)

Estudantes do ensino médio no estado de São Paulo acabam de ganhar mais uma forma de ingresso no ensino superior, o Provão Paulista. Ele é uma espécie de ‘novo vestibularpara ingresso em diversas universidades públicas estaduais que vai acontecer de forma um pouco diferenciada.

Provão Paulista

Através desse sistema os estudantes terão acesso a cerca de 13 mil vagas já em 2024 em cursos superiores da:

Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza.

A autorização para a realização do processo seletivo foi assinada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na última segunda-feira, 10.

“O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho”, afirmou o governador.

A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes contou com a participação de:

  • Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima,
  • Secretários estaduais Renato Feder (Educação); Vahan Agopyan (Ciência; Tecnologia e Inovação); Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); Lais Vita (Comunicação); os reitores Pasqual Barretti (Unesp); Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp)
  • Superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá,
  • Presidente da Univesp, Marcos Borges

O processo seletivo acontecerá de forma seriada a partir de novembro desse ano, ou seja, ao logo das séries do ensino médio os alunos serão avaliados.

“Não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, e sim acesso às melhores universidades do país. A educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder.

Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Etecs, poderão participar do Provão Paulista.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.