Nota de dinheiro rasgada pode ser usada? Descubra seus direitos

As vezes acabamos nos deparando com uma nota de dinheiro rasgada ou danificada. Isto acontece devido a grande circulação das cédulas ou quando as armazenamos de uma forma incorreta. Em situações como essa, as notas perdem a validade? Saiba aqui.

Nota de dinheiro rasgada ainda tem valor? Descubra seus direitos
Nota de dinheiro rasgada ainda tem valor? Descubra seus direitos (Imagem FDR)

De acordo com o Banco Central, instituição encarregada da emissão das cédulas, diz que as notas inadequadas podem ter valor em alguns casos. Foi explicado ainda que a depender do estado e do dano, a nota será retirada de circulação.

Nota de dinheiro rasgada ainda tem valor?

O Banco Central deu detalhes ao Terra sobre o valor das notas de dinheiro danificadas ou rasgadas. Confira:

  • Cédulas não-utilizáveis: São aquelas cédulas inteiras, mas que estão desgastadas pelo uso. Elas possuem valor e até podem ser utilizadas, embora não sejam ideais;
  • Cédulas dilaceradas/danificadas: Aquelas que, estando inteiras ou fragmentadas, tem mais da metade do seu tamanho original em um único fragmento. Esse tipo de cédula tem valor somente para depósito, pagamento ou troca na rede bancária.
  • Cédulas mutiladas: Aquelas que não têm valor pois não apresentam um fragmento com mais da metade do seu tamanho original.

Estou com uma nota danificada! O que fazer?

Caso você tenha notas danificadas, saiba que elas devem ser encaminhadas para a rede bancária. Os bancos vão encaminhar essas notas para o Banco Central fazer uma análise. Caso após a análise o BC entenda que a cédula está impropria para circulação, será feita a destruição.

Notas chamam a atenção de colecionadores 

Mesmo que diversas notas sejam tiradas de circulação, de acordo com o numismata Hilton Lúcio, colecionadores sempre estão atentos para conferir se o dano é decorrente do próprio processo de fabricação. Existem defeitos que tornam as moedas raras e aumentam seu valor de face.

No entanto, ele ressalta que cédulas danificadas não possuem nenhum tipo de valor numismático. 

“As cédulas rasgadas não tem nenhum tipo de valor, nem para colecionador. Quando rasgadas, não devem ser usadas, nem emendadas com fita colante. O Banco Central possui equipes especializadas para fazer a análise desse tipo de deformidade nas notas e esse deve ser o procedimento correto a ser seguido”, disse ele ao Terra.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.