‘Golpe da Shein’ faz diversas vítimas e deixa brasileiros PREOCUPADOS

Pontos-chave
  • Nome da Shein é usado para dar golpe
  • Saiba como se proteger

A Shein se tornou uma das lojas queridinhas dos brasileiros nos últimos anos. No entanto, tamanho sucesso atraiu a atenção de golpistas que estão enganando os consumidores usando o nome da loja chinesa. Saiba os detalhes.

'Golpe da Shein' faz diversas vítimas e deixa brasileiros PREOCUPADOS
‘Golpe da Shein’ faz diversas vítimas e deixa brasileiros PREOCUPADOS (Imagem: FDR)

Os golpistas vem oferecendo dinheiro fácil para que as pessoas avaliem os produtos vendidos pela Shein. Esta “avaliação” é feita através de um aplicativo, onde a pessoa diz se gostou ou não daquela determinada roupa. É aí que começa o golpe.

Golpe envolvendo a Shein vem fazendo vítimas pelo país 

Para que a pessoa possa fazer as avaliações neste aplicativo, é cobrada uma taxa que pode chegar a R$200 reais. A promessa é que este valor será devolvido depois. No entanto, a pessoa não receberá nem o dinheiro das avaliações e nem o valor que investiu.

Este tipo de golpe está em alta no momento e muitas pessoas já foram lesadas. O público feminino é o mais atingido, além de desempregados e pessoas com trabalhos informais.

Estão sendo feitas reclamações formais em plataformas como Reclame Aqui para aplicativo que prometem dinheiro em troca de avaliação de peças, como Money Looks,  Avaliador de Marcas, entre outros.

Uma trabalhadora autônoma, que não quis se identificar, conversou com o Universa do UOL e contou seu caso. “Me passaram a perna bonito. Achei que ia ganhar dinheiro e, no fim, é puro golpe. Acumulo pontos e nunca consigo sacar o dinheiro que eles dizem que terei. Mandei mensagem por WhatsApp e depois de uma resposta deles, fui bloqueada. Conheço 22 mulheres na mesma situação. Estão ganhando dinheiro às custas da mulherada”, disse ela ao UOL.

Na plataforma Reclame Aqui, entre tantas denúncias, chama a atenção este relato: “Estou desempregada, e o dinheiro que tinha investi pensando em ter um retorno, porém é a propaganda mais enganosa que existe”. Trabalhadores informais ou sem emprego estão entre os alvos deste tipo de golpe.

Denúncias não inibem golpe 

De acordo com Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky, empresa especializada em segurança de internet, que conversou com o UOL,  mesmo com tantas denúncias sobre este tipo de golpe, não é difícil achar o aplicativo sendo distinguido na loja do Google e em anúncios na internet. 

Segundo ele, isso acontece pois os bandidos driblam as diretrizes da plataforma e pagam para que a publicidade positiva seja exibida com destaque nas buscas. É possível encontrar no YouTube, vários vídeos de pessoas reais elogiando estes aplicativos.

Em um destes vídeos uma mulher afirma que “o aplicativo avaliador de marcas funciona, está pagando e que vai explicar como quem usa pode ter uma renda extra”.

“Há toda uma engenharia social para que as pessoas acreditem que aquilo realmente funciona e faça a compra do aplicativo para entrar no esquema. O Google tem um sistema automatizado de análise para filtrar e impedir que aplicativos com vírus cheguem à loja, só que nesse caso o aplicativo é inofensivo, o problema é quando a pessoa baixa e é direcionada para o pagamento da taxa”, explicou Fabio ao UOL.

O que disse a Shein?

O Universa UOL procurou a Shein e a loja afirmou que não possui nenhuma relação com o aplicativo. “A companhia vem adotando as medidas legais cabíveis relativas ao uso indevido de seu nome e imagem e assim como tem promovido medidas para inibir a propagação de informações que possam expor a empresa e seus consumidores”, disse a Shein.

Como se proteger deste golpe

A recomendação principal é que antes de baixar e pagar para utilizar um app, sempre faça uma pesquisa para saber o que outras pessoas estão comentando sobre ele. Caso faça uma busca por termos como Money Looks e Avaliador de Marcas, por exemplo, é possível encontrar links que falam sobre golpes.

Caso você já tenha pago o valor pedido pelo cartão de crédito, o processo para recuperar o dinheiro fica mais fácil. Basta cancelar a compra e pedir o estorno para a empresa administradora. Agora se você pagou através do PIX ou boleto, o dinheiro dificilmente será recuperado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.