SERASA faz alerta sobre o golpe do casamento; entenda como funciona

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O setor de festas é um dos que mais gera renda no Brasil, afinal, somos conhecidos pela nossa alegria e espírito festivo. Criminosos estão se aproveitando disso para aplicar o golpe do casamento, o SERASA alerta sobre essa prática.

SERASA faz alerta sobre o golpe do casamento; entenda como funciona
SERASA faz alerta sobre o golpe do casamento; entenda como funciona (Imagem FDR)

Empresas fraudulentas estão se aproveitando para aplicar o chamado golpe do casamento, que visa tirar proveito de quem está se preparando para realizar esse sonho. Além de serviços de baixa qualidade, essas empresas também fazem ofertas falsas. Veja o alerta do SERASA e se previna desse golpe.

Serasa explica o golpe do casamento

Segundo o Serasa, as empresas aplicam esse golpe de três formas diferentes:

Ofertas enganosas: nesse caso, s empresas até existem e prestam serviços para cerimonias e festas de casamento. Acontece que algumas, oferecem o pacote de serviços abaixo do valor praticado pelo mercado e depois do contrato fechado acabam cobrando valores adicionais.

Serviços fantasma: de acordo com as vítimas, a empresa tinha um representante até o contrato ser assinado, no entanto, no dia do evento essa pessoa simplesmente desaparece e não presta o serviço contratado.

Nesses casos, além do estelionato, acontece também a falsidade ideológica, já que os criminosos adulteram e até documentos.

Golpe da cerimonialista caloteira: nesse caso, a cerimônia ou a festa até é organizada, no entanto, são assumidos pagamentos de fornecedores que recaem sobre os noivos.

Como não cair no golpe do casamento?

Segundo a SERASA, é necessário se prevenir tendo uma atenção aos seguintes tópicos:

  •  Pesquisa: faça uma pesquisa online sobre a empresa. Confira como anda a reputação da empresa nos sites como o Reclame Aqui ou no Google Business. Olhe também as redes sociais e sites oficiais onde você pode conferir a qualidade do serviço e até os comentários.
  • Contatos: fique atento a forma como você é tratado pela empresa, se não receber informações claras ou as respostas demorarem demais, fique em alerta.
  • Referências: busque entrar em contato com outros clientes que utilizaram os serviços da empresa.
  • Certificações: verifique se a empresa tem certificações relevantes, como certificados de qualidade, de boas práticas e de segurança.
  • Contrato: leia atentamente o contrato antes de assinar e confira os detalhes, incluindo preços, serviços e prazos. Questione o que achar estranho.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com