Os brasileiros precisam ficar atentos todos os dias para não cair em golpes. Entre eles está o golpe da falsa central de atendimento vem fazendo diversas vítimas pelo país. Uma nova abordagem para este golpe está sendo usada pelos criminosos e o Nubank alertou os seus clientes. Entenda.
Esta nova abordagem é o golpe da conta bloqueada. O criminoso entra em contato com a vítima e afirma que há algo errado com a conta bancária dela. Após isso, o criminoso pede dinheiro para resolver a questão.
Golpe da falsa central de atendimento tem nova abordagem
O Nubank explica que nesta nova abordagem do golpe da falsa central de atendimento, o criminoso afirma que existe um problema com a conta e que ela foi bloqueada de forma temporária.
Após isso, o bandido informa que será feito um procedimento teste. Neste momento, ele convence a fazer um PIX, que teoricamente será estornado depois, para assegurar que tudo voltou ao normal.
Este golpe da conta bloqueada parece novo, no entanto ele usa táticas de persuasão e engenharia social que são velhas conhecidas.
Dicas do Nubank para não cair no golpe da falsa central de atendimento
- Se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão), desligue imediatamente a chamada;
- Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no seu internet banking
- Atenção à regra dos 5 minutos. Há situações em que, percebendo que a vítima está desconfiada, os golpistas pedem que ela encerre a ligação e ligue para o número da central de atendimento do seu banco. Só que, na realidade, o que eles fazem é prender ligações de telefone fixo por até 5 minutos depois que a pessoa desligou.
- Em caso de dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa por meio de canais oficiais após 5 ou 10 minutos;
- Se um suposto funcionário de banco te ligar dizendo que houve algum problema com alguma movimentação sua e que a operação precisa ser feita novamente, nunca transfira dinheiro para uma conta de pessoa física ou para alguma outra conta que você não conheça.
- Se você acredita que a sua conta bancária foi invadida, procure verificar os últimos dispositivos onde ela esteve conectada.
- Não instale nenhum aplicativo no seu celular ou computador a pedido do atendente sem ter certeza da origem dele.