Notícia sobre o 14º salário do INSS volta a animar os aposentados e governo se pronuncia

Há quase três anos o projeto de lei do 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguarda aprovação. O abono extra surgiu para movimentar a economia dos aposentados e pensionistas que durante a pandemia tiveram o 13º salário antecipado. Com o mesmo adiantamento nesse ano, surgem novas esperanças sobre o pagamento do 14º salário.

Notícia sobre o 14º salário do INSS volta a animar os aposentados e governo se pronuncia
Notícia sobre o 14º salário do INSS volta a animar os aposentados e governo se pronuncia (Imagem: FDR)

O PL 4367/20 foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT) em agosto de 2020. Naquele ano, o 13º salário dos aposentados e pensionistas foi antecipado pela primeira vez, entre os meses de maio e junho. Com isso, surgiu o interesse de liberar o 14º salário do INSS como uma forma de garantir o orçamento dessas pessoas no final de ano, meados de dezembro.

Perto de completar três anos desde a primeira apresentação do projeto de lei, os aposentados e pensionistas ainda aguardam uma posição do governo. Agora, o benefício deve ser pago de forma compensatória aos anos de 2020 e 2021, ocasião em que o Brasil enfrentou a fase mais crítica da pandemia, quando o benefício deveria ter saído.

Embora tivesse avançado na Câmara dos Deputados, em junho de 2022 a proposta voltou para estaca zero. Isso porque, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) retirou a proposta de pauta para votação, e designou o texto para aprovação de uma Comissão Especial. Desde então, o 14º salário do INSS ficou estagnado.

Governo Lula vai aprovar o 14º salário do INSS?

Dificilmente o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai liberar o pagamento do 14º salário do INSS. Isso porque, seria preciso encontrar espaço no orçamento capaz de beneficiar todos aqueles que tiveram o 13º antecipado nos anos de 2020 e 2021.

O projeto de 14° salário é uma boa ideia, mas, infelizmente, depende de forças políticas. Precisamos que o governo, deputados e senadores ‘olhem’ pelos aposentados que, desde a pandemia de Covid-19, não recebem uma ajuda extra”, afirma João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS.

Em março deste ano, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, também descartou a possibilidade do pagamento do 14º salário do INSS. Na ocasião, ele disse em entrevista ao portal O Globo que “O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto“.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile