INCERTEZA na data de pagamento do 3º lote da RESTITUIÇÃO ameaça os contribuintes

Menos de uma semana após concluir a segunda etapa do cronograma de pagamentos, a Receita Federal já se prepara para o 3º lote da restituição. O órgão informou que na próxima fase serão contemplados os contribuintes que não fazem parte do grupo prioritário. 

INCERTEZA na data de pagamento do 3º lote da RESTITUIÇÃO ameaça os contribuintes
INCERTEZA na data de pagamento do 3º lote da RESTITUIÇÃO ameaça os contribuintes. (Imagem: FDR)

A Receita Federal explicou que, os dois primeiros lotes beneficiaram somente as pessoas que garantiram prioridade. Agora, o 3º lote da restituição do Imposto de Renda seguirá esta ordem:

  • Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que estavam na malha fina e resolveram as pendências;
  • Quem usou a declaração pré-preenchida ou solicitou restituição por Pix, duas situações que também dão prioridade;
  • Contribuintes sem prioridade. Quanto antes a declaração foi enviada, maior a chance de entrar neste lote, desde que não haja pendências.

A previsão é para que a Receita Federal conclua a contabilização de contribuintes não prioritários incluídos no 3º lote da restituição entre os dias 10 e 12 de julho, próximas segunda, terça e quarta-feira, respectivamente. 

“As informações e consultas ao terceiro lote da restituição de 2023 serão liberadas a partir do dia 24”, informou o auditor fiscal José Carlos Fonseca, da Receita Federal. 

O primeiro lote foi pago em 31 de maio para 4,1 milhões de pessoas, com um total de R$ 7,5 bilhões. A segunda remessa teve o crédito depositado na última sexta-feira, 30, para 5,1 milhões, e também somou R$ 7,5 bilhões.

Nos dois lotes, 5.573.868 pessoas com prioridade legal foram incluídas.o idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Quem são os contribuintes atendidos no 3º lote da restituição?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o IRPF, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações. 

É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do tributo é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.

Passo a passo para a consulta da restituição do IRPF

A consulta da restituição do imposto é um processo 100% online, e pode ser feito pelo portal e-CAC seguindo estes passos:

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
  3. Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
  4. Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.

O procedimento também pode ser feito pelo portal do Imposto de Renda da seguinte forma:

  1. Acesse o site Meu Imposto de Renda;
  2. Na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”;
  3. Para a consulta simples, basta acessar este link e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Calendário da restituição do IRPF em 2023

  • 1º lote de restituição – 31 de maio;
  • 2º lote de restituição – 30 de junho;
  • 3º lote de restituição – 31 de julho;
  • 4º lote de restituição – 31 de agosto;
  • 5º lote de restituição – 29 de setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.