Antecipação imediata de saques pelo PIS/PASEP é autorizada pelo Caixa Tem

Os saques pelo PIS/PASEP, referente ao abono salarial, começaram em fevereiro desse ano e a previsão é de que terminem em julho. A previsão, segundo o Ministério do Trabalho, é de contemplar pouco mais de 23 milhões de pessoas nesse ano. Para boa parte deles é possível antecipar a ida até as agências e movimentar o abono diretamente do App Caixa Tem.

Antecipação imediata de saques pelo PIS/PASEP é autorizada pelo Caixa Tem
Antecipação imediata de saques pelo PIS/PASEP é autorizada pelo Caixa Tem (Imagem: FDR)

Os trabalhadores têm até o dia 28 de dezembro para fazer os saques pelo PIS/PASEP desse ano. Trabalhadores da rede privada devem procurar a Caixa Econômica para o resgate, enquanto funcionários públicos recebem a transferência do abono no Banco do Brasil. A Caixa usa, além do pagamento presencial, seus canais online para liberação da quantia.

Apenas em junho foram 3,7 milhões de trabalhadores recebendo o abono salarial pela Caixa Econômica. Eles têm acesso ao pagamento do PIS (Programa de Integração Social), e são a maior parte dos contemplados por esse programa. Nos dois casos, incluindo o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é preciso ter trabalhado em 2021 para receber.

Sendo que a liberação é feita para quem atuou por no mínimo 30 dias com carteira assinada naquele ano, recebendo no máximo dois salários mínimos. Além de estar inscrito no PIS/PASEP há mais de cinco anos, e ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ou no eSocial emitida pelo empregador.

Como fazer os saque do PIS/PASEP no Caixa Tem?

Para o PASEP, os funcionários públicos devem procurar uma agência do Banco do Brasil ou Correios para receber. Quem não tiver o cartão do programa pode apresentar um documento com foto. Correntistas do banco recebem o abono salarial diretamente na sua conta, e podem fazer a movimentação por lá.

Enquanto isso, o PIS é pago nas agências da Caixa ou casas lotéricas mediante cartão do programa ou documento com foto. Quem tem conta corrente na instituição também recebe o abono diretamente lá, e aqueles sem conta aberta têm automaticamente uma poupança social aberta em seu nome no Caixa Tem. 

Dito isso, no App é possível:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile