Presidente do INSS anuncia novas CONVOCAÇÕES para ampliação salarial

Ao que parece, o número de servidores convocados recentemente pela Previdência Social não foi o bastante. O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) interino, Glauco Fonseca Wamburg, pretende convocar novos candidatos que possam otimizar os serviços da autarquia.

Presidente do INSS anuncia novas CONVOCAÇÕES para ampliação salarial
Presidente do INSS anuncia novas CONVOCAÇÕES para ampliação salarial. (Imagem: FDR)

Segundo informações do presidente do INSS, a intenção é convocar mais 250 candidatos que possam integrar o cadastro de reserva do certame que, até então, já nomeou mil técnicos do seguro social. 

E não é só isso, Wamburg também afirmou a solicitação de um novo edital para concurso da Previdência Social, que disponibilizará 1,6 mil vagas para a seleção de analistas de nível superior. 

Ele explicou que o contrato firmado junto à banca possibilita a convocação de mais aprovados quando e se necessário. Entretanto, o chamamento está submetido à autorização do Ministério da Gestão e Inovação. Portanto, ainda é preciso aguardar um parecer antes de comemorar as novas convocações. 

O presidente do INSS alega ter perdido mais de 50% dos servidores públicos ao longo dos últimos dez anos. Atualmente, o efetivo do órgão é de 19,3 mil profissionais. O contingente já inclui os quase mil candidatos recém empossados ao cargo. 

“A gente vem perdendo servidores para a aposentadoria sem uma reposição compatível com o número dos que saem. A necessidade está evidenciada. Os caminhos administrativos necessários para que novos servidores sejam admitidos também já foram estartados pelo INSS e a gente aguarda a análise dos órgãos que têm competência”, afirmou.

Na oportunidade, Wamburg também negou que estejam ocorrendo problemas nos exames admissionais para técnicos do seguro social. O procedimento está sendo realizado por médicos do próprio instituto, o que gerou insatisfação na categoria. 

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) chegou a entrar com um pedido na Justiça para suspender a medida, o que foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele afirma que até a semana passada, das mil vagas a serem preenchidas,  664 exames admissionais estavam agendados ou já realizados

APOSENTADORIA 2023: VEJA COMO SIMULAR O VALOR PELO APLICATIVO MEU INSS

Próximas etapas que o presidente do INSS deve seguir na convocação

Os candidatos nomeados terão que apresentar os seguintes documentos ao INSS:

Na apresentação à gerência-executiva escolhida, o candidato convocado terá a perícia médica agendada. No procedimento, uma lista de exames deve ser apresentada:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile