PROCON faz alerta sobre falso email e cidadãos precisam ficar atentos

Nesta segunda, 26, o Procon de Mogi das Cruzes fez um importante alerta para os moradores da cidade. As pessoas precisam ficar atentas a um novo golpe que vem sendo aplicado. Confira os detalhes.

PROCON faz alerta sobre falso email e cidadãos precisam ficar atentos
PROCON faz alerta sobre falso email e cidadãos precisam ficar atentos (imagem FDR)

O órgão afirmou que os moradores precisam se atentar a falsos emails que estão sendo enviados em nome do Procon.

Procon alerta moradores

De acordo com informações, donos de estabelecimentos estão recebendo falsos emails que afirmam existir demandas abertas contra as empresas, informando até mesmo um número de processo e protocolo.

No email, além da mensagem, ainda é enviado um link que pode conter vírus que prejudica o computador ou a rede do usuário. Este vírus ainda é capaz de acessar dados privados.

Foi o que aconteceu com uma empresa de Mogi das Cruzes, que estava inativa há mais de um ano. O email, de acordo com o dono da empresa, chegou em nome do órgão e possuía um link que indicava a consulta dos autos relativos a uma suposta reclamação contra o estabelecimento.

De acordo com a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava, a empresa proprietária do domínio de onde foi enviada a mensagem para o empresário de Mogi das Cruzes já foi contatada.

“A empresa foi notificada sobre as medidas que devem ser adotadas para apurar eventual clonagem de conta, operação não autorização ou falha na prestação de serviço de hospedagem para impedir a utilização do canal para crimes de falsidade ideológica e estelionato”, disse ela ao Diário de Mogi.

Procon de Mogi das Cruzes 

O Procon de Mogi das Cruzes opera com o sistema ProConsumidor e os emails sempre são encaminhados pelo domínio @proconsumidor.mj.gov.br ou pelo domínio da Prefeitura @mogidascruzes.sp.gov.br. se tiver dúvidas dúvidas, ligue para o telefone 4798-5090.

“O golpe de e-mails falsos do Procon está acontecendo em outras cidades e até mesmo em outros estados. É mais uma entre diversas modalidades de fraudes virtuais, por isso as pessoas precisam ficar atentas e evitar qualquer acesso que não seja seguro ou oficial”, disse Fabiana ao Diário de Mogi.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.