DENÚNCIA! Titulares do INSS emitem importante ALERTA no atraso dos benefícios

A fila de espera por um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido de longe o principal problema que a atual gestão precisa resolver. Além de um tempo de espera capaz de superar 400 dias para determinados benefícios, atrasando a liberação legal desses salários, há outras denuncias. Como a que chegou até o Sindicato dos Advogados e Advogadas (Sindav) de Alagoas.

DENÚNCIA! Titulares do INSS emitem importante ALERTA no atraso dos benefícios
DENÚNCIA! Titulares do INSS emitem importante ALERTA no atraso dos benefícios (Imagem: FDR)

O Sindav tem recebido denúncias a respeito do agendamento de perícias médicas no INSS. Segundo os relatos compartilhados pelos advogados, moradores do estado de Alagoas são forçados a agendar perícia em outro estado, em Pernambuco. E mais do que isso, a única opção de agência para realização do exame é no município de Cabo de Santo Agostinho, interior pernambucano.

A perícia médica é o exame realizado por profissionais habitados pela Previdência Social, a fim de comprovar a incapacidade física ou mental do solicitante do benefício. Vale para a solicitação de benefícios como: auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Sem a perícia essas pessoas permanecem na fila de espera.

Os advogados têm conseguido provar por meio de vídeos que o INSS dá aos segurados apenas a opção de agendar perícia no estado vizinho. “Um absurdo, visto que a cliente não tem condição financeira nem de saúde para estar se deslocando para tão longe”, criticou o advogado Felipe Vilela. Além dos custos ainda há de se considerar a incapacidade física que pode impossibilitar uma viagem tão longa.

Agendar perícia médica do INSS em Maceió

O agendamento da perícia médica do INSS é feito online ou através do telefone 135 da Central de Atendimento. Esse é um dos passos para o pedido de auxílio por incapacidade temporária ou permanente, que ainda exige o anexo de documentos de identificação e de comprovação de contribuição. Com base no endereço informado pelo cidadão o sistema indica uma agência.

Em Maceió são três agências funcionando, mas que não dão conta do número de pedidos de perícia médica na região. Por isso, os segurados têm como sugestão o agendamento em outro estado, o que para muitos é totalmente inviável. Diante disso, a direção do Sindav tem enviado pedidos ao INSS para que o número de peritos suba na região de Alagoas conseguindo atender a demanda.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile