Para os cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada, o governo federal cede alguns benefícios que podem ser usados à favor do trabalhador. Um deles é o PIS/PASEP, que possui um lote extra de saques até o fim deste mês; confira abaixo.
O PIS/PASEP começou a ter uma importância tremenda para milhões de trabalhadores que agora estão incluídos na lista de pagamentos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil; que são os dois bancos responsáveis pelo pagamento deste e de outros benefícios sociais cedidos pelo governo.
O Programa de Integração Social (PIS) é amplamente conhecido pela população pois é o programa que engloba mais pessoas. O PIS é pago aos trabalhadores que exercem a sua profissão formalmente no âmbito privado, como é o caso das empresas, por exemplo. O seu pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.
No caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), como o seu próprio nome diz, é destinado especialmente aos servidores públicos do nosso país. O pagamento deste benefício é feito para uma demanda menor de pessoas e é efetuado pelo Banco do Brasil.
Porém, o que chama a atenção é a quantidade de pessoas que ainda não sacaram o seu benefício. Muitas delas pensam que não cumprem os requisitos, mas o que vem sido apresentado é um valor de aproximadamente R$25 bilhões que estão parados e aguardando o saque. Confira quantas pessoas ainda não sacaram.
PIS/PASEP: Milhões de pessoas ainda não sacaram o seu benefício
Para que o cidadão esteja apto à receber o seu abono salarial, é necessário respeitar as condições impostas pelo programa. O trabalhador precisa exercer a sua profissão de maneira formal por ao menos cinco anos, ter trabalhado ao menos 30 dias no ano base do levantamento e não pode receber mais que dois salários mínimos.
Seguindo estes requisitos, o cidadão pode verificar em seu aplicativo chamado “FGTS” se está apto(a), ou não, ao recebimento do abono salarial que é feito anualmente. Caso o saldo esteja disponível, o valor do PIS/PASEP é de acordo com o salário mínimo em vigência; portanto, o valor pago será de R$1.320.