FGTS volta a fazer depósitos para um NOVO grupo na próxima semana

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Na próxima semana um novo grupo poderá se beneficiar com o saque disponível. Nesta modalidade é possível resgatar até 50% da poupança trabalhista.

FGTS volta a fazer depósitos para um NOVO grupo na próxima semana
FGTS volta a fazer depósitos para um NOVO grupo na próxima semana. (Imagem: FDR)

Desde 2020, o trabalhador tem a chance de realizar o saque-aniversário do FGTS, que permite a retirada de até 50% do saldo depositado em contas ativas e inativas do fundo.

Os valores provenientes desta modalidade contam com um período pré-determinado de saque, que se inicia no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador, se estendendo pelos dois meses subsequentes.

O saque-aniversário do FGTS em breve estará disponível para os aniversariantes de julho, pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Quem tem direito ao saque-aniversário do FGTS?

Basicamente, todo o trabalhador formal que normalmente teria direito a outras modalidades do fundo, também pode resgatar o saque-aniversário. São eles:

O que muda com o saque-aniversário do FGTS?

É importante estar ciente de que, este modelo impede o trabalhador de realizar o saque rescisório do FGTS mesmo se ele for demitido sem justa causa.

Isso porque, o prazo de vigência do saque-aniversário é de dois anos, período no qual ele fica impossibilitado de efetivar uma nova troca no modelo de saque do FGTS.

Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário continua tendo direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Calendário de saque-aniversário do FGTS em 2023

Abaixo, confira o calendário do saque-aniversário 2023:

Sair da versão mobile