O segundo lote de restituição do Imposto de Renda será pago em breve. Vale salientar que o pagamento é feito pelo Governo Federal aos contribuintes que têm gastos com saúde, educação, entre outros, e, os brasileiros sem pendências na Receita podem ter a chance de receber primeiro a restituição do IRPF.
O pagamento da restituição do IRPF acontece em cinco lotes nesse ano, e a liberação do primeiro já aconteceu. Na ocasião pouco mais de 4,1 milhões de pessoas receberam o depósito em sua conta, ou a transferência via PIX para chave do número do seu CPF. O calendário começou no dia 31 de maio e estreou com um valor histórico, foram R$ 7,5 bilhões depositados.
Quando será o 2º lote da restituição do IRPF?
Agora, o segundo lote será pago no mês seguinte ao último pagamento. Então, fique atento(a) pois a segunda parcela será paga no dia 30/06. Então, se você não recebeu na primeira parcela, fique de olho no aplicativo “Meu Imposto de Renda” e não perca a chance de receber parte do valor pago de volta em sua conta.
Então, para você que está interessado(a) em receber o valor da sua restituição, fique atento(a) às datas que foram liberadas pela Receita Federal para que os beneficiários tenham acesso ao valor que é seu por direito.
Confira abaixo as datas de pagamento:
- 2º lote: consulta em 23/06, pagamento em 30/06;
- 3º lote: consulta em 24/07, pagamento em 31/07;
- 4º lote: consulta em 24/08, pagamento em 31/08;
- 5º lote: consulta em 22/09, pagamento em 29/09.
Como consultar a restituição do IRPF
A Receita Federal ainda não informou quantas pessoas receberão o pagamento neste segundo lote, tão pouco o valor que será liberado. Mas a expectativa é de que esses dados sejam informados em breve, a fim de que o público já possa se programar. A liberação é feita para quem pagou mais impostos em 2022 e apresentou esses pagamentos em forma de dedução fiscal.
A consulta pode ser feita no aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, ou acessando o site da Receita:
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Escolha “Consultar restituição”;
- Agora, selecione “Iniciar”;
- Informe número de CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Obtenha as informações desejadas.