Atenção motorista! Lula sanciona projeto que OBRIGA procedimento para manter CNH

Um dos procedimentos mais comuns para os motoristas profissionais, especificamente os caminhoneiros, volta a ser exigido. Foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (20) o texto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retomando a obrigatoriedade de passar por exame médico. A regra passa a ser obrigatória e quem não cumprir coloca sua habilitação em risco.

Atenção motorista! Lula sanciona projeto que OBRIGA procedimento para manter CNH
Atenção motorista! Lula sanciona projeto que OBRIGA procedimento para manter CNH (Imagem: FDR)

Lula sancionou com vetos a lei que retorna com a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas profissionais. A exigência volta a ser feita a partir de 1º de julho, e a expectativa é de que pelo menos 4 milhões de profissionais que estão com esse exame atrasado desde 2017 tenham que fazer o processo. Mas eles ganharão um prazo maior que até o próximo mês.

Isso porque, a volta da exigência comece em 1º de julho, daqui há duas semanas, para aqueles que ainda não haviam feito o procedimento. Quem está com o exame pendente terá até o final do ano para agendar e realiza-lo. Entre os trechos vetados pelo presidente está a punição com multa para os motoristas que perderem o prazo para fazer o exame após 30 dias do vencimento da data estabelecida.

EXAME TOXICOLÓGICO DO DETRAN VOLTA A SER OBRIGATÓRIO: VEJA QUEM PRECISA FAZER!

No Congresso Nacional, composto por deputados e senadores, essa seria uma infração gravíssima com aplicação de multa. Para o governo federal punir os motoristas que não cumprirem com o prazo de 30 dias para realização do toxicológico seria desproporcional, considerando que ele já está dirigindo o veículo.

Ainda assim, quem não fizer o exame toxicológico será multado, com valor de R$ 1.467,35, mais a inclusão de 7 pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A penalidade também passa a ser aplicada se o motorista for flagrado dirigindo com o resultado do exame toxicológico positivo para drogas, conforme o artigo 165-C do referido código de trânsito.

Governo Lula destaca quem está obrigado a fazer o exame toxicológico

De acordo com as regras previstas na lei sancionada por Lula, serão obrigados a passar pelo exame toxicológico:

Para quem ainda não tem o exame, a orientação é fazer o agendamento diretamente com o Detran da sua região.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile