Para o contribuinte do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) que não conseguiu ser contemplado com a restituição no primeiro lote, fica a ansiedade para se beneficiar no pagamento seguinte. Até setembro, uma vez por mês a Receita Federal fará o depósito dos valores a serem restituídos diretamente na conta do cidadão, ou na sua chave PIX. Para junho a data de consulta dos contemplados foi anunciada.
Quando envia a sua declaração, o contribuinte do IRPF recebe a mensagem do sistema da Receita Federal informando se há valores a pagar e valores a receber em forma de restituição. No entanto, ele não consegue saber oficialmente o quanto vai receber nesse processo, e em que data será beneficiado. Afinal, são cinco lotes de pagamento e o cidadão pode ser incluso em qualquer um deles.
Existem alguns públicos que recebem a preferência nos pagamentos porque cumprem com requisitos de prioridade, como: idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave, e aqueles cuja maior fonte de renda vem do magistério. Em todo novo pagamento essas pessoas terão prioridade para serem restituídas.
Depois delas vem o contribuinte do IRPF que cumpriram as orientações da Receita Federal para conseguir receber a restituição nos primeiros lotes. Como: quem entregou a declaração até 10 de maio, optou pela versão pré-preenchida do documento e cadastrou a chave PIX para receber a restituição. De acordo com o Fisco esse seria o público preferencial na liberação dos primeiros pagamentos.
Como contribuinte do IRPF pode consultar a restituição?
Uma semana antes do pagamento da restituição o contribuinte do IRPF pode consultar se foi incluso naquele lote. Para o depósito de junho que acontece no dia 30, o portal ficará disponível no dia 23. É possível usar diferentes canais para verificar se terá acesso ao benefício naquele mês, todos são online.
- App Meu Imposto de Renda – faça login e procure por “Consultar restituição”, informando o ano de envio do documento terá a informação desejada;
- Site da Receita Federal – busque por “Imposto de Renda” e “Consultar restituição”, será preciso informar CPF, data de nascimento e ano de envio da declaração para que o sistema forneça os dados.