MAIS documentos! Titular do Bolsa Família se surpreende com novas exigências do governo

O primeiro passo para conseguir o acesso aos benefícios sociais oferecidos pelo poder público é fazendo a inscrição no Cadastro Único. Por meio desse processo surge a possibilidade de acessar os programas porque o governo passa a reconhecer o cidadão como uma pessoa vulnerável. Para isso, quem deseja ser titular do Bolsa Família agora deve apresentar novos documentos.

MAIS documentos! Titular do Bolsa Família se surpreende com novas exigências do governo
MAIS documentos! Titular do Bolsa Família se surpreende com novas exigências do governo (Imagem: FDR)

Na última quarta-feira (14), o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) alterou uma portaria que indica quais documentos necessários para fazer ou atualizar os registros no Cadastro Único. Esse é um processo obrigatório para ser titular do Bolsa Família, vale-gás, Tarifa Social, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e outros.

Desde o início desse ano está acontecendo um processo de atualização dos dados disponíveis na plataforma do CadÚnico, e especificamente no Bolsa Família pelo menos 1,8 milhões de beneficiados já foram excluídos. Isso porque, ao atualizar as informações o sistema percebeu que esses grupos não têm mais direito de receber o benefício social, por isso deveriam ser cortados.

A atualização de dados é importante justamente para evitar cortes e bloqueios, e para que o governo consiga identificar quem é o titular do Bolsa Família e como a sua família vive. Algumas pessoas estão sendo convocadas para a atualização em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e passam novamente pela entrevista socioeconômica. 

Documentos exigidos na atualização do titular do Bolsa Família

De acordo com o MDS, “o objetivo da solicitação dos novos documentos é tornar mais seguro o processo de cadastramento, permitindo a identificação da pessoa responsável pela família por parte das equipes dos postos de atendimento municipais“. A lista de documentos obrigatórias é a mesma tanto para quem já é titular do Bolsa Família e busca atualização, como no primeiro cadastro.

Outra novidade anunciada é de que o responsável pela família terá de assinar um termo de responsabilidade se comprometendo com a veracidade das informações que foram compartilhadas.

A documentação obrigatória é de:

Documentação complementar:

Pode ajudar na atualização dos dados.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile