BLOQUEIO no FGTS assusta milhares de trabalhadores; entenda o motivo

Bloqueio no FGTS? Milhares de trabalhadores têm se surpreendido negativamente ao tentar movimentar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço na modalidade de saque-aniversário. Contudo, alguns impedimentos foram apresentados. 

BLOQUEIO no FGTS assusta milhares de trabalhadores; entenda o motivo
BLOQUEIO no FGTS assusta milhares de trabalhadores; entenda o motivo. (Imagem: FDR)

Normalmente, o bloqueio no FGTS está associado a algum problema vinculado ao saque-aniversário ou devido a questões legais. Neste segundo cenário, alguns exemplos se relacionam a ação judicial por atraso no pagamento da pensão alimentícia

Apesar das alternativas, especialistas elencam o saque-aniversário como a situação mais comum para o bloqueio no FGTS.  A modalidade foi lançada no ano de 2020, permitindo que os trabalhadores realizem, anualmente, o saque parcial do saldo em conta. 

O resgate pode chegar a 50% do valor depositado nas contas ativas e inativas do FGTS. O saque é liberado sempre no mês de aniversário do trabalhador. Atualmente, a movimentação pode ser feita pelos aniversariantes de junho. Os valores podem ser obtidos até o dia 31 de agosto. 

O que causa o bloqueio no FGTS?

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), o bloqueio do FGTS pode ocorrer em virtude das seguintes situações:

CONSULTAR SALDO DO FGTS: VEJA QUANTO VOCÊ TEM E COMO SACAR OS VALORES

Como saber sobre o bloqueio do FGTS?

Para consultar se a conta do FGTS está bloqueada, o trabalhador pode acessar o aplicativo do FGTS e procurar, na tela principal, pelo símbolo de um cadeado próximo ao saldo da conta. O valor bloqueado é mostrado no extrato da conta.

Como recorrer ao bloqueio do FGTS?

Para desbloquear o saldo do FGTS o trabalhador deve seguir estes passos

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile