Lucro do FGTS surpreende os trabalhadores com valor inimaginável

Para milhões de brasileiros que atuam com carteira assinada, em breve deve ser liberado o lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Esse é um processo obrigatório e feito pelo governo federal, com depósito da Caixa Econômica para todos aqueles que têm conta aberta no fundo. Pela regra original o pagamento deve ser feito até o fim do mês de agosto. 

Lucro do FGTS surpreende os trabalhadores com valor inimaginável
Lucro do FGTS surpreende os trabalhadores com valor inimaginável (Imagem: FDR)

O lucro do FGTS é um saldo obtido por meio da correção anual do valor depositado no Fundo de Garantia, como um lucro liberado em poupança, por exemplo. Na prática, a quantia que está disponível no FGTS pode ser usada pelo país para obras públicas e incentivos promovidos pelo governo. Mas, funciona como uma espécie de empréstimo.

Como a conta na verdade pertence ao trabalhador e não a Caixa ou ao governo, o que for obtido de lucro nesse empréstimo é devolvido aos trabalhadores. Funciona em um esquema parecido a uma aplicação em fundos públicos, e a quantia obtida de volta depende do quanto havia disponível na conta do trabalhador até o fim do último ano.

Isso significa que o lucro do FGTS será maior para aqueles que tinham um saldo maior no fim do ano passado. No ano passado, cada trabalhador deveria multiplicar o saldo em conta (até o dia 31/12/2021) por 0,02748761 para saber a parcela de lucro que seria depositada. Para 2023 esse índice ainda não foi divulgado.

Quanto será distribuído de lucro do FGTS?

Em 2022 o governo federal autorizou que o lucro do FGTS fosse de 99% do total obtido, cerca de R$ 13,9 bilhões somados no ano anterior, 2021. Nesse ano ainda não foi informado oficialmente qual o lucro obtido em 2022, mas a expectativa é de que seja de R$ 15 bilhões. Porém, o governo pode optar por não compartilhar todo esse valor com os trabalhadores.

As informações oficiais devem ser compartilhadas em meados de julho e agosto, após reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia. Vale lembrar que o valor será depositado na conta do trabalhador, mas não poderá ser sacado individualmente, ele apenas passa a incorporar o saldo já existente.

Para receber o lucro do FGTS é necessário ter acesso a outras formas de saque do fundo que permitem o recebimento de tudo o que foi acumulado, ou de parte desse total. Como na demissão sem justa causa, aposentadoria, financiamento imobiliário ou no saque-aniversário.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile