O eSocial é um sistema do governo federal em que todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de uma instituição deverão ser cadastradas. Por meio desse canal a ideia é que as empresas possam unificar e digitalizar a prestação de contas com o poder público. Na última segunda-feira (12) passou a valer uma nova medida que limita o acesso ao eSocial.
Desde dezembro de 2022 o login no eSocial já estava sofrendo mudanças. Com o intuito de garantir que as empresas pudessem se adaptar as novas regras, a transição foi feita aos poucos. E o governo federal permitiu que até 11 de junho a identificação fosse feita ainda com código de acesso. No entanto, desde segunda-feira, 12, a entrada no portal está garantida apenas para:
- Usuários com conta no Gov.br de nível prata ou ouro.
Segundo o governo federal o objetivo principal desse processo é garantir mais segurança, já que o login feito pelo Gov.br possuí “camadas extras” de proteção. Quem tem nível prata ou ouro eleva o seu nível de segurança porque tem foto cadastrada, permite o acesso a documentos pessoais, entre outros.
Agora, o poder público tem feito o alerta para pessoa física e jurídica que pretende acessar o eSocial. A folha de pagamentos de junho que vence em 7 de julho somente poderá ser entregue no portal para aqueles que já estiverem com o acesso no Gov.br nos níveis exigidos pelo poder público.
Como mudar o Gov.br para acessar o eSocial?
Abaixo, o FDR ensina três passo a passos para pessoa física e jurídica que ainda usava o código de acesso para login no eSocial. Incluindo aqueles que não criaram sequer a sua conta no Gov.br.
Como criar conta no Gov.br
- Acesse o site do Gov.br e clique em “Entrar com Gov.br”;
- Informe o número do seu CPF e “Continuar”;
- Dê inicio ao cadastro informando dados pessoais, dados de contato e crie uma senha;
- Ao fazer o acesso por meio de login no seu banco o nível da sua conta já sobe automaticamente de bronze para prata.
Como aumentar a conta para nível prata
A conta do Gov.br recebe nível prata quando o usuário:
- Tem cadastro no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União);
- Tem cadastro no Denatran validado por Biometria Facial;
- Tem conta em Internet Banking (apenas das seguintes instituições: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Banco de Brasília, Sicoob e Santander).
A troca do nível pode ser feita na opção “Segurança da conta”, e depois “Aumentar nível da conta” ao acessar o painel do Gov.
Como aumentar a conta para nível ouro
A conta do Gov recebe nível ouro quando o usuário:
- Tem cadastro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) validado por biometria facial;
- Tem cadastro via certificado digital (validação e autenticação compatível com as especificações ICP-BRASIL).
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!