URGENTE! Acesso ao e-Social passa a ser RESTRITO para estes brasileiros

O eSocial é um sistema do governo federal em que todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de uma instituição deverão ser cadastradas. Por meio desse canal a ideia é que as empresas possam unificar e digitalizar a prestação de contas com o poder público. Na última segunda-feira (12) passou a valer uma nova medida que limita o acesso ao eSocial.

URGENTE! Acesso ao eSocial passa a ser RESTRITO para estes brasileiros
URGENTE! Acesso ao eSocial passa a ser RESTRITO para estes brasileiros (Imagem: FDR)

Desde dezembro de 2022 o login no eSocial já estava sofrendo mudanças. Com o intuito de garantir que as empresas pudessem se adaptar as novas regras, a transição foi feita aos poucos. E o governo federal permitiu que até 11 de junho a identificação fosse feita ainda com código de acesso. No entanto, desde segunda-feira, 12, a entrada no portal está garantida apenas para:

  • Usuários com conta no Gov.br de nível prata ou ouro.

Segundo o governo federal o objetivo principal desse processo é garantir mais segurança, já que o login feito pelo Gov.br possuí “camadas extras” de proteção. Quem tem nível prata ou ouro eleva o seu nível de segurança porque tem foto cadastrada, permite o acesso a documentos pessoais, entre outros.

Agora, o poder público tem feito o alerta para pessoa física e jurídica que pretende acessar o eSocial. A folha de pagamentos de junho que vence em 7 de julho somente poderá ser entregue no portal para aqueles que já estiverem com o acesso no Gov.br nos níveis exigidos pelo poder público.

Como mudar o Gov.br para acessar o eSocial?

Abaixo, o FDR ensina três passo a passos para pessoa física e jurídica que ainda usava o código de acesso para login no eSocial. Incluindo aqueles que não criaram sequer a sua conta no Gov.br.

Como criar conta no Gov.br

  • Acesse o site do Gov.br e clique em “Entrar com Gov.br”;
  • Informe o número do seu CPF e “Continuar”;
  • Dê inicio ao cadastro informando dados pessoais, dados de contato e crie uma senha;
  • Ao fazer o acesso por meio de login no seu banco o nível da sua conta já sobe automaticamente de bronze para prata.

Como aumentar a conta para nível prata

A conta do Gov.br recebe nível prata quando o usuário:

  • Tem cadastro no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União);
  • Tem cadastro no Denatran validado por Biometria Facial;
  • Tem conta em Internet Banking (apenas das seguintes instituições: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Banco de Brasília, Sicoob e Santander).

A troca do nível pode ser feita na opção “Segurança da conta”, e depois “Aumentar nível da conta” ao acessar o painel do Gov.

Como aumentar a conta para nível ouro

A conta do Gov recebe nível ouro quando o usuário:

  • Tem cadastro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) validado por biometria facial;
  • Tem cadastro via certificado digital (validação e autenticação compatível com as especificações ICP-BRASIL).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com