Queda na taxa de participação dos jovens no mercado de trabalho faz com que a taxa de desemprego pareça menor, o que é apenas ilusão. Pesquisa apontou que o Brasil tem atualmente 5,2 milhões de jovens com idade entre 14 e 24 anos sem emprego; 66% desse número são jovens pretos ou pardos.
Uma pesquisa recente realizada pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego mostrou que 17% da população brasileira é formada por pessoas entre 14 e 24 anos. desse percentual, 5,2 milhões de jovens estão fora do mercado de trabalho.
O país tem atualmente 9,4 milhões de pessoas desempregadas, ou seja, os jovens representam mais da metade desse grupo. Desses jovens sem ocupação profissional 52% são mulheres e 66% são pessoas pretas e pardas de ambos os sexos.
Por que os jovens estão abandonando o mercado de trabalho?
Infelizmente os jovens mais pobres e menos escolarizados são os que mais têm deixado o mercado de trabalho e o motivo é bastante preocupante. Especialistas apontam que esse abandono foi mais sentido a partir de 2022 e atribuem ele ao aumento do bolsa família.
Um ponto importante nesse movimento é o fato de que o ensino médio é atualmente o requisito mínimo para se conseguir um bom trabalho; o que, infelizmente, muitos jovens não possuem por terem abandonado os estudos.
“E essa credencial é a mínima para conseguir postos de trabalho de melhor qualidade ou para conseguir se inserir em cursos que tragam mais densidade de conhecimento e mais habilidades para obter um posto de trabalho melhor. Essa pesquisa mostrou que só 14% das ocupações em que os jovens estão são ocupações com essas características, que também ajudam o jovem a transitar para ocupações melhores e ter uma perspectiva de futuro”, afirmou a Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Paula Montagner.
Por outro lado, esse pode ser um dos ‘bons’ motivos dessa diminuição dos jovens no mercado de trabalho, muitos estão retornando às salas de aulas para retomar os estudos abandonados durante a pandemia.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.