Jogo online e GRATUITO ensina EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Educação Financeira é a principal “arma” que todo indivíduo pode ter para superar dívidas, controlar os gastos e fazer o dinheiro render. Porém, na de acordo com a pesquisa global sobre Educação Financeira, S&P Global Finlit Survey, o Brasil ocupa apenas a 67ª posição, num total de 143 países.

Jogo online e GRATUITO ensina EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Jogo online e GRATUITO ensina EDUCAÇÃO FINANCEIRA (Imagem FDR)

Educação Financeira gratuita

Educação financeira na palma da mão, disponível 24 horas por dia, e acessível de qualquer lugar. Esses são os objetivos do game de educação financeira “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, que tem como metodologia ensinar a fazer uma boa gestão do dinheiro, promovendo a educação financeira entre adolescentes, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O jogo é uma iniciativa da Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, em parceria com a Claritas Investimentos. Ele está disponível para download no Google Play e na App Store. O software por trás dele foi desenvolvido pela GamePlan e financiado pela Principal Foundation, ficando entre os finalistas mundiais da categoria Big Impact de melhor jogo educacional, do Big Festival 2022.

De acordo com Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, o jogo online é uma iniciativa que ajuda os usuários a terem autonomia sobre suas finanças. “Muitos estão em início de carreira, como por exemplo em estágios ou programas Jovens-aprendizes e, com o curso, podem gerir seu dinheiro com mais assertividade. Quem já atua como empreendedor ou que ainda não ingressou no mercado de trabalho, mas se envolve direta ou indiretamente no orçamento familiar, também pode aprender com ele. Como a atual geração vive conectada, oferecer ferramentas digitais que os ajudem a aprimorar suas finanças pode ser um diferencial tanto no dia a dia escolar, quanto em família e em sociedade”, comenta Guimarães.

Ajudar na carreira e no currículo

Há também uma solução voltada para o jovem que está em busca do primeiro emprego ou recolocação profissional. A plataforma Inspira JA [JR4] disponibiliza diversos conteúdos sobre tecnologia, empreendedorismo e educação financeira. É 100% online, gratuita e acessível pelo celular, oferecendo cursos de imersão em temas valorizados pelo mercado de trabalho e para quem deseja ter seu próprio negócio.

Os cursos disponíveis são das áreas de marketing digital, empreendedorismo, startups, liderança, inovação, negócios sociais, conteúdo para pequenos negócios, cidadania, finanças pessoais, habilidades socioemocionais, ESG, gerenciamento de tempo, diversidade, meio ambiente e autoconhecimento. 

Victor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.