O Dia dos Namorados será comemorado na próxima segunda, 12, e os apaixonados já estão em busca do presente. No entanto, é preciso ficar atento para não cair em golpes que sempre se aproveitam de datas especiais para enganar as pessoas.
Um dos golpes que costuma ser aplicado próximo a datas especiais é o “Golpe do Brinde”. Como no Dia dos Namorados a troca de presentes é algo comum, é possível que bandidos se aproveitem disso.
Golpe do falso brinde no Dia dos Namorados
Quando os criminosos descobrem os dados pessoais de alguma pessoa, eles entram em contato com ela e fingem ser alguma empresa. Neste contato, os criminosos afirmam que a pessoa ganhou um brinde e que ela pode retirá-lo pessoalmente.
Um dos bandidos vai ao encontro da pessoa e entrega o “brinde”, que geralmente são flores, produtos de beleza ou chocolates.
Dizendo que são prestadores de serviços, os golpistas cobram uma taxa de entrega, que deve ser paga com cartão de crédito;
Quando vai cobrar esta taxa, o golpista usa uma maquininha com visor danificado ou com o valor escondido, e cobra um valor alto, geralmente superior a R$ 1.000.
Uma outra estratégia que pode ser usada é pedir que a pessoa coloque sua senha no lugar do valor da compra, fazendo com que o criminoso descubra a senha do cartão.
Como se proteger deste golpe
Como forma de se proteger deste golpe, sempre preste atenção nas mensagens e ligações recebidas. Nunca clique em links desconhecidos enviados via SMS ou WhatsApp e sempre faça diretamente em um buscador.
Também vale destacar que grandes empresas não entram em contato com os clientes através de e-mails convencionais, então sempre se atente ao domínio dos endereços de e-mail.
Por fim, as empresas darem “presentes” é algo muito raro de acontecer. Desta forma, quando alguém oferecer algo que pareca suspeito, não aceite o brinde.
Dia dos namorados
O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes