Desde o início do ano, com uma série de mudanças sendo aplicadas ao Bolsa Família, tornou-se necessário que o governo federal aplicasse um “pente-fino” nos beneficiários do programa. A medida está sendo feita para averiguar se existem cidadãos que estão recebendo o benefício de maneira irregular; confira abaixo.
O “pente-fino” que vem sido feito nos feito tem o intuito de garantir o recebimento do Bolsa Família para todas aquelas pessoas que de fato precisam daquele beneficio para sobreviver e garantir saúde, educação, alimentação e habitação. Por isso, muitas pessoas vem sendo retiradas do programa.
Porém, o que vem acontecendo, também, é a retirada de pessoas que deveriam estar presentes no programa. Entretanto, a maioria delas não vem mantendo os seus dados atualizados no Cadastro Único. Por isso, o “pente-fino” que vem sido feito também está retirando estas pessoas com cadastros desatualizados.
Então, caso você seja integrante do Bolsa Família mas já não atualiza os seus dados há algum tempo, sugerimos fortemente que você encontre o seu registro no Cadastro Único e verifique se todas as informações que estão postas são, de fato, verdadeiras e se são os dados atuais de sua família.
A prioridade em retirar as pessoas que não deveriam estar recebendo o programa vem causando um outro problema, que é a não aceitação de novos cadastros que deveriam estar recebendo o benefício do Bolsa Família. Ao todo, são mais de 438 mil famílias que estão na fila de espera para receberem o auxílio.
Bolsa Família: como o problema será resolvido?
A iniciativa de retirar os cidadãos que não deveriam fazer parte do programa veio do Ministério do Desenvolvimento Social, gerido por Wellington Dias (PT). O ex-governador do Piauí decidiu que haviam muitos cadastros que possuem dados inconsistentes. A decisão foi tomada visando os beneficiários que precisam receber.
Desta forma, o Bolsa Família conseguirá pagando os novos valores definidos pelo governo federal. Somente no mês de maio, o Bolsa Família pagou o seu maior valor médio da história, chegando, em média, no valor de R$672,50. Então, procure atualizar os seus dados e evite fazer parte dos cortes que estão sendo feitos.