Uma recente onda de fraudes tem direcionado seus ataques aos aposentados, bem como pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse público mais vulnerável precisa estar vigilante em relação aos novos golpes.
No golpe mais recente do INSS, indivíduos mal-intencionados, utilizando identidades falsas, têm entrado em contato com aposentados e pensionistas do INSS. Fazem isso principalmente por meio de ligações telefônicas e envio de correspondências.
Apresentando-se como “representantes” de uma fictícia Secretaria de Finanças do INSS, eles oferecem diferentes serviços. Então, solicitam informações pessoais e bancárias das vítimas.
Como os golpistas agem no novo golpe envolvendo o INSS?
Esse golpe ganhou notoriedade recentemente quando os golpistas começaram a mencionar a nova Lei dos Superendividados a fim de confundir e persuadir suas vítimas.
Os estelionatários agem mais ou menos da seguinte forma: uma pessoa se apresenta como representante da suposta Secretaria Nacional de Finanças, vinculada à insituição. Então, ela informa que há um empréstimo consignado no nome do aposentado ou pensionista com taxas de juros exorbitantes.
Alegam que, de acordo com a nova Lei dos Superendividados, a vítima seria ressarcida pelo valor cobrado excessivamente. No entanto, não existe nenhum empréstimo ativo e a pessoa já possui acesso aos dados bancários.
Como evitar ser vítima do golpe do INSS
Esteja ciente que o INSS jamais solicita informações pessoais, como fotos de documentos. Não fazem isso nem por meio de e-mail, WhatsApp ou qualquer outra forma de mensagem.
Com tudo, outras ações podem ser tomadas, como:
- Utilize canais oficiais – Para atualizar documentos, sempre prefira utilizar o aplicativo “Meu INSS” ou o site oficial;
- Verifique as fontes – Certifique-se de que a mensagem SMS recebida seja realmente do INSS. O número é 280-41 e a Previdência nunca envia os links por aqui;
- Agende serviços em segurança – Faça agendamentos de serviços ou envio de documentos apenas pelos canais oficiais. Dê preferência ao aplicativo e ao site “Meu INSS” ou às agências da Previdência mediante agendamento;
- Mantenha dados atualizados – Verifique se seus dados (e-mail, endereço, telefone) estão atualizados dentro do portal do INSS. Você pode atualizá-los através do “Meu INSS” ou ligando para o telefone 135.
Procedimentos na tentativa de golpe
Em caso de suspeita de golpe, contate a Ouvidoria pela internet, bem como pelo telefone 135. Caso tenha sido vítima de um golpe, registre o Boletim de Ocorrência em uma delegacia próxima, informando a instituição citada, como a Previdência, bem como o banco onde recebe seu benefício.