O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) foi liberado na última quarta-feira, 31 de maio. Na ocasião, a Receita Federal realizou devoluções a mais de quatro milhões de contribuintes. Outros quatro lotes ainda serão pagos até setembro.
Milhares de contribuintes ficaram na expectativa pelo primeiro lote da restituição. Contudo, muitos deles se decepcionaram ao descobrir o bloqueio da devolução. De toda forma, é preciso manter a calma, pois, o fato de não ter sido incluído no primeiro lote não significa que caiu na malha fina.
Em 2023, a Receita Federal recebeu mais de 41 milhões de declarações e, nem todas serão restituídas logo no primeiro lote. Neste ano, a restituição acontecerá sempre no último dia útil dos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. Alguns grupos ganharam prioridade, como:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Idosos com mais de 60 anos;
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda venha do magistério;
- Quem optou pela declaração pré-preenchida;
- Quem cadastrou a chave PIX para receber a restituição;
- Quem entregou a declaração até 10 de maio.
O que pode gerar o bloqueio da restituição do Imposto de Renda?
Existem diversos cenários que podem resultar no bloqueio da restituição do IRPF, não garantindo a devolução do tributo pago em excesso. São motivos variáveis, razão pela qual é importante compreender alguns termos da declaração, como se ela foi enviada completa, sem erros e dentro do prazo.
Observe abaixo alguns fatores que geram o bloqueio da restituição:
- Cadastrar a conta corrente de uma outra pessoa para receber a restituição;
- Erro na digitação dos dados bancários;
- Por ter caído na malha fina.
Como sei se minha restituição foi bloqueada?
Para saber se a restituição do Imposto de Renda foi bloqueada, impedindo os pagamentos dentro dos lotes regulares, o contribuinte precisa acessar os canais online. As opções disponíveis são o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o site da Receita Federal. Veja o passo a passo:
- No site da Receita Federal clique em “Imposto de Renda”;
- Escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe CPF, data de nascimento e ano de envio da declaração;
- Obtenha as informações.
Já a verificação da malha fina e eventual necessidade de uma declaração retificadora, são informações visíveis no aplicativo Meu Imposto de Renda ou no portal e-CAC. O contribuinte deve selecionar o menu “Processamento” e então, “Pendências de Malha”.
Nestes canais é possível saber se a declaração caiu na malha fina e por qual motivo a devolução foi retida. Na circunstância da necessidade de alteração dos dados bancários, é só buscar pela opção “Restituição” e depois clicar em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.