Diferente do que muitas pessoas imaginam, depois de enviar a declaração do Imposto de Renda o contribuinte não fica totalmente livre das suas obrigações. É preciso acompanhar o processamento desse documento, pois quem postou informações erradas, ou omitiu dados, pode ter caído na malha fina e terá que reenviar o documento. A consulta para descobrir se está tudo certo com sua declaração já está disponível.
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda terminou em 31 de maio, e a partir de agora os contribuintes já podem fazer a consulta da malha fina. Segundo a Receita Federal, todos os anos de 5% a 7% das declarações caem na malha fina, os motivos são vários, mas relacionados principalmente ao erro nos dados enviados.
Por exemplo, quando o que foi informado pelo contribuinte tem valores diferentes do que foi declarado sobre ele por terceiros. Como prestadores de serviços, empresas e instituições financeiras. Um erro muito comum é na digitação, colocando um dígito a mais ou a menos, e gerando uma grande confusão. Por isso é importante revisar tudo o que foi preenchido antes de enviar o documento.
Ao fazer a consulta da malha fina usando o aplicativo Meu Imposto de Renda, o cidadão vai encontrar diferentes status sobre a sua declaração. Para informações mais detalhadas a recomendação é acessar o portal e-CAC. As informações disponibilizadas pelo App são:
- Não entregue: Declaração que ainda não foi entregue;
- Aguardando processamento: Declaração foi recebida, mas ainda está sendo processada;
- Com pendências: Declaração tem pendências e está na malha fina;
- Intimação ou notificação emitida: Declaração está na malha fina e há intimação para apresentação de documentos ou notificação de lançamento para a declaração;
- Fila de restituição: Declaração foi processada e o contribuinte terá direito à restituição, que ainda não foi disponibilizada;
- Processada: Declaração já foi processada pela Receita. Para quem tem imposto a pagar, o sistema mostrará se o pagamento já foi feito;
- Cancelada: Declaração foi cancelada pelo contribuinte ou por ofício.
Como consultar a malha fina do Imposto de Renda
Para entender detalhadamente os motivos pelos quais sua declaração caiu na malha fina do Imposto de Renda, a recomendação da Receita Federal é de que o cidadão use o e-CAC dessa forma:
- Acesse o portal e-CAC e faça login com dados do Gov.br;
- Feito o login, vá na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRF)”;
- Caso a sua declaração tenha pendências, escolha o item “Pendências de Malha”;
- O sistema vai informar quais as inconsistências.
Assim que descobrir que caiu na malha fina, o contribuinte deve enviar uma declaração retificadora.