Caixa pode PERDER importante benefício do Governo prejudicando os cidadãos

A Caixa Econômica Federal (CEF) pode perder um importante benefício do Governo Federal que ajuda milhares de cidadãos brasileiros. O risco está associado à defesa do deputado Marangoni, relator da Medida Provisória (MP) do Minha Casa Minha Vida (MCMV)

Caixa pode PERDER importante benefício do Governo prejudicando os cidadãos
Caixa pode PERDER importante benefício do Governo prejudicando os cidadãos. (Imagem: FDR)

O parlamentar sugere uma série de alterações no Minha Casa Minha Vida com o propósito de modernizar o programa social. Entre as mudanças propostas, está o fim da exclusividade da Caixa Econômica no repasse dos recursos oriundos do programa habitacional, bem como à reforma de imóveis abandonados. 

O relatório foi apresentado pelo deputado na tarde da última quarta-feira, 31, e deve ser votado pela comissão competente até o final desta quinta-feira, 1º de junho. A MP nº 1162/23 do Minha Casa Minha Vida, enviada pelo Governo Federal, tem validade até o dia 14 de junho. 

O Minha Casa Minha Vidaestá a pleno vapor, possibilitando contratações por milhares de cidadãos de todo o Brasil. O programa foi remodelado e lançado em novo formato no mês de março. 

A iniciativa chega para os brasileiros com direito a mudanças nas regras de financiamento. Com o propósito de expandir a abrangência do programa habitacional, o Governo Federal decidiu unir recursos entre os Estados e os municípios

MINHA CASA, MINHA VIDA VAI VOLTAR! VEJA O NOVO VALOR E AS REGRAS DE FINANCIAMENTO

Quem pode se inscrever no Minha Casa Minha Vida?

O programa Minha Casa, Minha Vida é direcionado para famílias com renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil em áreas urbanas ou renda bruta familiar anual de até R$ 96 mil em áreas rurais.

As famílias são divididas nas seguintes faixas de renda:

Já no caso das famílias residentes em áreas rurais, as faixas são as seguintes:

Nas novas regras determinadas pela Medida Provisória, o valor dessas faixas de renda não leva em conta benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários, como o auxílio-doença, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.

O governo também informou que 50% das unidades do programa serão reservadas para as famílias da Faixa 1. Além disso, o programa passará a incluir pessoas em situação de rua na lista de possíveis beneficiários.

As moradias do Minha Casa, Minha Vida terão seus contratos e registros feitos, preferencialmente, no nome da mulher – e eles podem ser firmados sem a autorização do marido.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile