Um dos benefícios que a população está mais ansiosa para receber é o conhecido 13º salário. Ele tem o intuito de fomentar a relação entre o governo e o cidadão, além de garantir uma renda extra ao beneficiado. Fique atento(a) pois o pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está acontecendo.
O INSS é conhecido por fornecer uma série de pagamentos para a população brasileira. Entre os benefícios pagos pelo órgão, os mais conhecidos são o salário-maternidade, auxílio-acidente, Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria e, agora, o pagamento do 13º salário também está disponível.
O 13º salário é normalmente cedido aos trabalhadores que exercem a sua profissão de maneira formal, seja por meio do regime CLT, com a carteira de trabalho assinada. Ele é concedido assim como outros benefícios como férias remuneradas, seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Então, para os trabalhadores formais que conseguem se aposentar pelo INSS, o governo federal estabelece que o benefício do 13º salário continue sendo efetuado para gerar uma renda extra para o cidadão. O pagamento do benefício é o equivalente ao salário mínimo em vigor.
Se você for aposentado ou pensionista do INSS, fique atento(a) pois as datas de pagamento do 13º salário foram divulgadas e você não pode deixar de aproveitar o benefício extra que foi cedido para a população. Confira agora quando se iniciam os pagamentos.
13º salário do INSS: Quando você vai receber?
Os pagamentos já se iniciaram para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e também para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo. O valor pago, independente do caso, será feito em duas parcelas. Desta forma, o trabalhador consegue aproveitar o capital de forma responsável.
Se você ainda está em dúvida de quando os pagamento serão realizados, confira agora o calendário completo em que o INSS estará fazendo os pagamentos aos seus beneficiários. Confira abaixo o calendário completo com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS):
Para quem recebe até um salário mínimo:
- NIS 1: 25/05
- NIS 2: 26/05
- NIS 3: 29/05
- NIS 4: 30/05
- NIS 5: 31/05
- NIS 6: 01/06
- NIS 7: 02/06
- NIS 8: 05/06
- NIS 9: 06/06
- NIS 0: 07/06
Para quem recebe mais de um salário mínimo:
- NIS 1 e 6: 01/06
- NIS 2 e 7: 02/06
- NIS 3 e 8: 05/06
- NIS 4 e 9: 06/06
- NIS 5 e 0: 07/06