Atenção consumidor! Importante serviço oferecido pela Hurb é suspenso pelo governo

A crise na empresa Hurb tem se confirmado a cada dia. A empresa é uma versão de aplicativo do famoso e inativo Hotel Urbano, em que pacotes de viagens são vendidos com valores abaixo dos cobrados em agências populares. No entanto, o número excessivo de reclamações registradas por consumidores que não conseguiram usufruir dos pacotes comprados chamou atenção do governo federal.

Atenção consumidor! Importante serviço oferecido pela Hurb é suspenso pelo governo
Atenção consumidor! Importante serviço oferecido pela Hurb é suspenso pelo governo (Imagem: FDR)

Na última segunda-feira (29), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu que a venda de novos pacotes com datas flexíveis da empresa Hurb deveriam ser suspensos. Isso significa que a instituição não tem mais autorização para vender viagens em que o consumidor não sabe exatamente quando poderá embarcar.

A empresa tinha essa opção que tornava a compra do pacote mais barato. O consumidor poderia adquirir o combo com passagem aérea, hotel e até mesmo alguns passeios inclusos, mas sem escolher exatamente a data que embarcaria. Essa não era uma informação omitida pela empresa, o usuário tinha ciência dito, mas o agendamento da data escolhida pelo consumidor era o problema.

A medida, segundo a Senacon, foi tomada como forma de proteção aos consumidores e busca garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas. Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a Hurb somente poderá a vender esses produtos quando comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas.

Não dá mais para comprar pacotes na Hurb?

De acordo com o Infomoney, até a manhã dessa quarta-feira (31) a Hurb mantinha em seu site a venda de pacotes de viagem com datas flexíveis. Embora a Senacon tenha informado sobre a suspensão desse produto no dia 29, e determinado multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento, a empresa se mostrou tranquila.

Questionada pelo portal Infomoney, eles disseram que até o momento não haviam sido notificados pela Secretaria a respeito da suspensão. E que por isso, manteriam a venda dos seus produtos normalmente. Além dos pacotes com datas flexíveis, a empresa também vende passagens aéreas, hospedagem e passeios com a escolha exata de quando o consumidor quer viajar.

A crise na empresa se intensificou em meados de abril, naquela época o Procon-SP veio à público informar que o número de queixas contra a Hurb havia subido. A empresa está sendo acusada pelos consumidores por não cumprir com as condições impostas em contrato, dando calotes em hotéis e dificultando o reembolso das viagens que foram marcadas, mas desmarcadas sem consentimento. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com