A crise na empresa Hurb tem se confirmado a cada dia. A empresa é uma versão de aplicativo do famoso e inativo Hotel Urbano, em que pacotes de viagens são vendidos com valores abaixo dos cobrados em agências populares. No entanto, o número excessivo de reclamações registradas por consumidores que não conseguiram usufruir dos pacotes comprados chamou atenção do governo federal.
Na última segunda-feira (29), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu que a venda de novos pacotes com datas flexíveis da empresa Hurb deveriam ser suspensos. Isso significa que a instituição não tem mais autorização para vender viagens em que o consumidor não sabe exatamente quando poderá embarcar.
A empresa tinha essa opção que tornava a compra do pacote mais barato. O consumidor poderia adquirir o combo com passagem aérea, hotel e até mesmo alguns passeios inclusos, mas sem escolher exatamente a data que embarcaria. Essa não era uma informação omitida pela empresa, o usuário tinha ciência dito, mas o agendamento da data escolhida pelo consumidor era o problema.
A medida, segundo a Senacon, foi tomada como forma de proteção aos consumidores e busca garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas. Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a Hurb somente poderá a vender esses produtos quando comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas.
Não dá mais para comprar pacotes na Hurb?
De acordo com o Infomoney, até a manhã dessa quarta-feira (31) a Hurb mantinha em seu site a venda de pacotes de viagem com datas flexíveis. Embora a Senacon tenha informado sobre a suspensão desse produto no dia 29, e determinado multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento, a empresa se mostrou tranquila.
Questionada pelo portal Infomoney, eles disseram que até o momento não haviam sido notificados pela Secretaria a respeito da suspensão. E que por isso, manteriam a venda dos seus produtos normalmente. Além dos pacotes com datas flexíveis, a empresa também vende passagens aéreas, hospedagem e passeios com a escolha exata de quando o consumidor quer viajar.
A crise na empresa se intensificou em meados de abril, naquela época o Procon-SP veio à público informar que o número de queixas contra a Hurb havia subido. A empresa está sendo acusada pelos consumidores por não cumprir com as condições impostas em contrato, dando calotes em hotéis e dificultando o reembolso das viagens que foram marcadas, mas desmarcadas sem consentimento.