Caso Hurb: Empresa se posiciona sobre possível BLOQUEIO de bens. Entenda o caso

Mais um episódio do Caso Hurb, agora, a empresa contesta na justiça o bloqueio de bens. O antigo Hotel Urbano é alvo de investigação devido ao grande número de reclamações de clientes, como consequência disso alguns hotéis associados deixaram que oferecer reservas pela plataforma.

Caso Hurb: Empresa se posiciona sobre possível BLOQUEIO de bens. Entenda o caso
Caso Hurb: Empresa se posiciona sobre possível BLOQUEIO de bens. Entenda o caso (Imagem: FDR)

No primeiro dia do mês de maio, o Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci) fez uma petição de ação coletiva conta a Hurb à 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. O pedido foi motivado pelo alto número de reclamações feitas contra a empresa, o que é contestado pelos seus advogados.

O instituto pede o bloqueio de bens não só em nome da empresa, mas também dos sócios, além de compensação dos clientes por danos morais.

Caso Hurb

A empresa ficou conhecida nacional pela oferta de “pacotes promocionais flexíveis”, onde o cliente escolhe três datas possíveis para a viagem; mas, a data efetiva só é decidida pela empresa depois.

É exatamente ai que mora o perigo, a Hurb começou a não cumprir com a oferta, deixando centenas de clientes frustrados. O resultado foi uma soma de reclamações, para se ter ideia, um grupo no Facebook já reúne mais de 20 mil clientes insatisfeitos.

Diversos hotéis cancelaram a oferta de reservas através da plataforma por falta de pagamentos. Somado a isso, o João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, pediu demissão no dia 24 de abril após expor dados e xingar um cliente.

Ação coletiva contra a Hurb

Assim que for publicada no Diário Oficial, todos os clientes que se sentiram lesados poderão aderir à ação. Através do escritório Palheiro & Costa Sociedade de Advogados a empresa já se manifestou sobre essa ação.

“Muito ao contrário do que está (parcamente) alegado na petição inicial, o número de reclamações realizadas contra o Hurb é ínfimo, quando comparado ao número de pacotes comercializados”, afirma.

Os advogados ainda afirmam que não foram anexados documentos que comprovem as acusações, sendo elas feitas exclusivamente com base em manchetes jornalísticas.

Por determinação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Hurb tem até essa segunda-feira, 08, para comprovar ter condições de cumprir com os pacotes de viagens vendidos.

Segundo a Senacon são mais de 7 mil reclamações contra a Hurb.

“A Secretaria Nacional do Consumidor informa que a plataforma Hurb respondeu à medida cautelar pedindo aumento de prazo na prestação de informações. Entendendo razoável a solicitação, a Senacon concedeu um prazo de 72 horas, improrrogáveis, contando a partir de hoje (4) e encerrando na segunda-feira (8), para que a empresa esclareça sobre a sua situação econômica e financeira e sobre a previsão de recursos para execução contratual de novos pacotes de viagens ofertados”, informou a Secretaria.

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.