GOLPE! Site de empréstimo é acusado de ROUBAR o dinheiro dos solicitantes

Golpistas tem criado sites de fachada para oferecer empréstimos falsos, com isso, a Febraban vem alertando pessoas sobre o tema. Para não cair no golpe digital, é preciso checar a procedência do site de diversas maneiras. Saiba o que fazer.

GOLPE! Site de empréstimo é acusado de ROUBAR o dinheiro dos solicitantes
GOLPE! Site de empréstimo é acusado de ROUBAR o dinheiro dos solicitantes. (Imagem: FDR)

Criminosos têm criado sites de fachada para aplicar o golpe do empréstimo falso, segundo alerta emitido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). As vítimas veem ofertas de crédito com condições melhores do que as do mercado e enviam dados para demonstrar interesse pela proposta, e é dessa maneira que os estelionatários definem seus alvos.

“Não existe nenhum empréstimo em que a pessoa tenha que fazer qualquer tipo de pagamento antecipado, seja de impostos, de preenchimento de cadastro ou de supostos adiantamentos de parcelas. Este tipo de abordagem é golpe“, diz o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

Entenda como funciona o golpe do empréstimo

O golpe do falso empréstimo pode ter origem em redes sociais, aplicativos de mensagem, sites falsos ou telefone. A promessa de crédito com juros inexistentes no mercado caracteriza essa estratégia de estelionato.

Para conseguir dinheiro do alvo, criminosos pedem adiantamento de parcelas, de taxas ou impostos. Outros fazem contratos com multas por desistência do negócio com as vítimas, e pressionam pelo pagamento, as ameaças como a inclusão em listas de inadimplentes é comum.

Como se prevenir do golpe do empréstimo

O consumidor precisa verificar a procedência das ofertas de empréstimo. O site do Banco Central permite verificar se a instituição mencionada é autorizada pelo Banco Central a oferecer empréstimos.

Fui vítima do golpe do empréstimo, o que fazer?

É importante informar o crime às autoridades para iniciar uma investigação sobre o fato ou outros crimes similares.

Sair da versão mobile