Restituição do Imposto de Renda AUTORIZADA! Veja agora quanto irá receber

A restituição do Imposto de Renda foi autorizada! A Receita Federal inicia os depósitos para o primeiro grupo na próxima quarta-feira, dia 31 de maio. A prioridade será dada a quem forneceu a chave Pix com o número do CPF na declaração do tributo. 

Restituição do Imposto de Renda AUTORIZADA! Veja agora quanto irá receber
Restituição do Imposto de Renda AUTORIZADA! Veja agora quanto irá receber. (Imagem: FDR)

Destacando que a restituição do Imposto de Renda é paga diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte no ato de envio da declaração. De acordo com as regras do tributo, o valor da devolução costuma ser atualizado com base na Taxa Selic, acumulada desde o mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração, até o mês anterior ao pagamento, com o acréscimo de 1% no mês do depósito. 

O contribuinte que se antecipou no envio da declaração do Imposto de Renda, terá prioridade na devolução dos valores. Apesar de a prestação de contas permanecer ativa até o dia 31, o dia 10 de maio, foi a data máxima de envio para os contribuintes interessados em garantir o débito automático na primeira ou cota única. 

De acordo com a Receita Federal, é possível notar dois grupos “fura-filas” no calendário da restituição do Imposto de Renda deste ano. O primeiro consiste em quem optou pela declaração pré-preenchida e o segundo trata-se da utilização do Pix como meio de recebimento dos valores. 

Como consultar se a restituição do Imposto de Renda foi liberada?

A consulta da restituição do imposto é um processo 100% online, e pode ser feito pelo portal e-CAC seguindo estes passos:

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
  3. Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
  4. Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.

Quais são as regras da restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um valor que pode ser restituído ao contribuinte caso ele tenha pago mais imposto do que deveria ou tenha direito a algum tipo de dedução ou isenção. As regras para recebê-lo são as seguintes:

  • Ter declarado o Imposto de Renda: a prestação de contas junto à Receita Federal é o ponto de partida para ter acesso à devolução do tributo;
  • Não ter pendências com a Receita Federal: é válido saber que, pendências junto ao Fisco, como débitos em aberto, podem ser descontados automaticamente quando a restituição for liberada;
  • Não ter caído na malha fina: o contribuinte que cair na malha fina do IR não terá acesso à restituição até corrigir as pendências;
  • Ter direito à restituição: o direito é concedido ao contribuinte que pagou imposto além do que deveria ou ter direito a algum tipo de dedução ou isenção;
  • Ter informado os dados bancários corretamente: para receber a restituição é preciso informar corretamente os dados bancários na declaração do imposto. Se houver erro nos dados, o pagamento poderá ser atrasado ou até mesmo não ser feito.

Calendário da restituição do Imposto de Renda em 2023

  • 1º lote de restituição – 31 de maio;
  • 2º lote de restituição – 30 de junho;
  • 3º lote de restituição – 31 de julho;
  • 4º lote de restituição – 31 de agosto;
  • 5º lote de restituição – 29 de setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.