Programa do Governo anuncia a contratação de 5,9 MIL trabalhadores sob estes critérios

A partir dessa sexta-feira (26) estarão abertas as inscrições para o Mais Médicos, programa do governo federal. A ideia é de que apenas nesse edital sejam preenchidas 5,9 mil vagas de emprego que foram disponibilizadas. Serão mais de 1,9 mil municípios atendidos por meio dessa iniciativa, priorizando aqueles que sofrem com o menor índice de atendimento da saúde pública do país.

Programa do Governo anuncia a contratação de 5,9 MIL trabalhadores sob estes critérios
Programa do Governo anuncia a contratação de 5,9 MIL trabalhadores sob estes critérios (Imagem: FDR)

Mais especificamente serão 1.994 cidades beneficiadas por meio desse programa do governo. A contratação dos profissionais de saúde será para atuação em locais onde há vazios assistenciais do poder público. Para os contratados, os benefícios vão além da vaga de emprego, mas também oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento.

Os médicos que se formaram em universidades brasileiras terão prioridade na contratação e preenchimento das mais de 5 mil vagas. Mas, aqueles que têm formação no exterior, sejam médicos com nacionalidade brasileira ou estrangeira, também poderão se inscrever. As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

O novo Mais Médicos está ofertando quase seis mil vagas no programa e quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas e por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”, disse o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.

Como se inscrever no programa do governo para médicos?

De acordo com o governo federal, 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Por isso, quem pretende se candidatar para atuar nesse programa do governo deve estar disposto a possibilidade de mudança de endereço.

A cidade que o profissional reside será considerada no momento de encaminha-lo para seu novo local de trabalho, mas nem sempre isso a proximidade de endereços será possível. A expectativa é de que até o final desse ano 28 mil médicos estejam atendendo pelo Mais Médicos em todo país.

Os profissionais passarão a receber incentivos, proporcional ao valor da bolsa, pela permanência no programa do governo e para atuarem em regiões de vulnerabilidade. O incentivo pode chegar a R$ 120 mil por 48 meses atuando nessas regiões.

Inscrições Mais Médicos

  • Acesse o Sistema do Ministério da Saúde o SGP;
  • Faça login com CPF/Passaporte e Senha;
  • Clique em “Mais Médicos”;
  • Preencha os dados pessoais e confirme informações sobre sua atuação médica;
  • Após a validação da inscrição, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência entre os dias 1 e 5 de junho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]