Programa Mais Médicos: descubra como se candidatar para atuar na equipe

O presidente Lula iniciou o seu 3º mandato à frente do executivo com novas medidas focadas na população que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social. Entre as medidas, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com a volta dos Mais Médicos é destaque. Acompanhe a notícia.

Brasileiros poderão preencher vagas do programa Mais Médicos? Nova Ministra da Saúde responde
Programa Mais Médicos: descubra como se candidatar para atuar na equipe (Imagem: FDR)

Entre as medidas que voltam com o governo Lula, podemos citar o Bolsa Família retornando com o seu nome original, o programa Minha Casa Minha Vida, destinado pessoas de baixa renda, e também o aumento do salário mínimo; a volta dos Mais Médicos é o único projeto que não foi do governo Lula antes.

O programa havia sido contemplado durante o mandado da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2013. Na época, a ex-chefe do executivo foi fortemente criticada por trazer médicos estrangeiros, de grande maioria, cubanos, para que pudessem trabalhar em solo brasileiro. No governo Lula, isto será diferente.

De acordo com o governo Lula, somente com o programa Mais Médicos, serão investidos algo em torno de R$712 milhões com o objetivo de contratar 15 mil profissionais da saúde, fazendo com que o número total seja de 28 mil médicos. Este seria o recorde de funcionários participando do programa.

Quem o governo está procurando para integrar o Mais Médicos?

O programa vai focar em contratações de brasileiros que já trabalham no país. Caso não haja demanda, serão procurados os brasileiros formados no exterior. Caso também não haja demanda, o governo fará contato com profissionais da área no âmbito internacional. Acompanhe fala do presidente Lula sobre isto:

“Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde.” – disse Lula em cerimônia de lançamento do programa Mais Médicos.

Como se candidatar para o programa

Ainda em março, o governo Lula vai lançar um edital onde 5 mil vagas serão disponibilizadas ao público. Após o preenchimento dessas vagas, no segundo semestre deste ano, 10 mil vagas serão disponibilizadas para que haja a contrapartida com os municípios interessados. Então, fique atento aos editais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].