Novo Ensino Médio tem semana DECISIVA. Saiba o que será discutido

Ministério da Educação tem analisado a implementação do Novo Ensino Médio em todo o país. Apenas após o fim dos levantamentos e debates uma decisão será tomada, atualmente a implantação está suspensa desde o começo do mês de abril desse ano.

Novo Ensino Médio tem semana DECISIVA. Saiba o que será discutido
Novo Ensino Médio tem semana DECISIVA. Saiba o que será discutido (Imagem: FDR)

Depois de uma onda de reclamações, o Ministério da Educação está realizando análises sobre o Novo Ensino Médio. E para isso nada melhor do que ouvir quem está diretamente envolvido nessa etapa, ou seja, a comunidade escolar, gestores, os professores e alunos.

Durante audiência do Senado realizada no começo desse mês de maio o ministro da Educação, Camilo Santana, comentou sobre a suspensão da implantação do Novo Ensino Médio por 90 dias.

“Nenhuma mudança na continuidade de implantação do novo ensino médio pode ocorrer sem escuta. O papel do MEC é ser o grande coordenador, traçar diretrizes”, afirmou o ministro.

Pesquisa sobre o Novo Ensino Médio

Desde a última segunda-feira, 22, professores e estudantes selecionados por um instituto estão recebendo um QR Code via WhatsApp para participação na pesquisa que é qualitativa e quantitativa.

O Ministério da Educação tem a intenção de ouvir 100 mil pessoas sobre essa implementação.

O Governo Federal também abriu uma consulta pública para ouvir a população em geral, para responder as perguntas acesse o site Participa+ Brasil.

Durante a audiência o ministro Camilo Santana também relembrou que um dos motivos da suspenção na implementação são as desigualdades encontradas pelo país, segundo ele, o ensino médio deve ser igual em todo o país.

“Há desigualdades entre estados, municípios e escolas”, acrescentou o ministro da Educação.

Programação do MEC sobre o Novo Ensino Médio

Confira abaixo as próximas programações sobre essa atual pesquisa:

  • Audiência pública com Fórum Nacional de Educação (FNE) – 29 de maio, às 9h – local: Auditório da Capes, em Brasília (DF), com transmissão no canal do MECno YouTube
  • 6º Webinário com Especialistas – 29 de maio, às 19h – Canal do MEC no YouTube
  • Início das oficinas de pesquisas regionais – A definir
  • 7º Webinário com Especialistas – 1 de junho, às 19h – Canal do MEC no YouTube
  • 4º Seminário | Diálogos sobre a educação básica – ensino médio com Anped – 2 de junho, às 14h – Unirio, Rio de Janeiro (RJ), com transmissão nos canais do MEC e da Anped no YouTube
  • 8º Webinário com Especialistas – 5 de junho, às 19h – Canal do MEC no YouTube
  • 5º Seminário | Diálogos sobre a educação básica – ensino médio com Anped – 6 de junho, às 14h – UNB, Brasília (DF), com transmissão nos canais do MEC e da Anped no YouTube
  • Audiência pública com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) –  6 de junho, às 14h – Auditório da Capes, em Brasília (DF), com transmissão no canal do MEC no YouTube

Você pode saber mais sobre as ações do MEC voltadas ao Novo Ensino Médio através do site oficial.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.