O pagamento da primeira parcela da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) está marcada para acontecer em 31 de maio. Esse também é o último dia para que os contribuintes enviem a declaração o Imposto de Renda. Ao todo, serão cinco lotes de pagamentos da restituição que terminarão os depósitos em setembro. A expectativa é de que nessa semana a consulta seja liberada.
É comum que a consulta ao lote de restituição do IRPF seja liberada uma semana antes do pagamento. De acordo com a Receita Federal, até o dia 24 de maio (quarta-feira) os seus sistemas vão liberar as informações sobre quem tem direito ao pagamento da restituição nesse primeiro lote. Quem não for incluso ainda terá outras quatro oportunidades de receber o benefício.
A restituição é paga quando os valores de dedução apresentados pelo contribuinte são abatidos do valor final da sua tributação. Isso é, quando o cidadão apresenta e comprova quais foram seus gastos em 2022 e consegue diminuir o valor que será pago de imposto. O desconto é concedido para o brasileiro em forma de restituição.
Ao enviar a declaração o portal informa se há valores a serem restituídos. Terão prioridade no pagamento da restituição do IRPF grupos como: idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério. Além de quem enviou a declaração até 10 de maio, optou pela versão pré-preenchida e pelo pagamento via PIX.
Como consultar o lote de restituição do IRPF?
O portal de abertura da consulta ao lote de restituição do IRPF deve ser liberado uma semana antes do pagamento do primeiro lote, em 31 de maio. O valor será transferido para a conta corrente que o cidadão informou ao enviar a declaração, ou para a conta em que a sua chave PIX de número de CPF tiver sido cadastrada.
Para verificar se foi incluso nesse primeiro lote basta:
- Acessar o site da Receita Federal e clicar em “Imposto de Renda”;
- Agora, escolha “Consultar restituição”, em seguida “Iniciar”;
- Preencha com o número de CPF e data de nascimento do titular da declaração e o ano que o documento foi entregue;
- Confira se foi contemplado.
Esse mesmo processo pode ser feito no App Meu imposto de Renda.