Pagamentos LIBERADOS! Brasileiro é surpreendido com depósito EXTRA até o fim da semana

O cidadão brasileiro será surpreendido com um depósito extra até o próximo fim de semana. Já foi fixada a data em que a Receita Federal deve liberar os pagamentos da restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física). Os contribuintes já podem consultar o benefício. 

Pagamentos LIBERADOS! Brasileiro é surpreendido com depósito EXTRA até o fim da semana
Pagamentos LIBERADOS! Brasileiro é surpreendido com depósito EXTRA até o fim da semana.
(Imagem: FDR)

O depósito extra está previsto para ser liberado pela Receita Federal no dia 31 de maio, mesma data em que encerra o período de envio das declarações do Imposto de Renda. O cidadão brasileiro interessado em esclarecer dúvidas acerca da restituição do IRPF, terá a chance de realizar uma consulta a partir do dia 24 de maio. 

Como de costume, a lista de brasileiros elegíveis ao depósito extra será divulgada pela Receita Federal com uma semana de antecedência aos pagamentos. Os cidadãos que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 10 de maio, serão incluídos no primeiro lote da devolução. 

A estimativa apresentada pela Receita Federal é para que cerca de 38 milhões de contribuintes prestem contas ao Fisco até o prazo estipulado. Concluída esta etapa, se inicia o primeiro lote do depósito extra no dia 31 de maio de 2023. 

De acordo com a Receita Federal, um montante aproximado no valor de R$ 300 milhões deve ser liberado por meio do depósito extra da restituição do IRPF. Deste total, R$ 196.597.938,60 devem ser pagos exclusivamente aos contribuintes que compõem o grupo prioritário. São eles:

É importante explicar que o contribuinte tem a chance de antecipar a restituição do IRPF através de duas alternativas distintas. A primeira é o uso da declaração pré-preenchida para aqueles que ainda não prestaram contas ao Fisco. A segunda é o registro da chave Pix no sistema da Receita Federal, desde que o número cadastrado seja o CPF. 

Quem tem direito ao depósito extra da Receita Federal?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o IRPF, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações. 

É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do tributo é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.

GOVERNO LULA DEVE APROVAR NOVO IMPOSTO PARA TODOS OS BRASILEIROS QUE USAM A INTERNET

Calendário do depósito extra da Receita Federal

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile