Tendência cada vez maior, mais de 6 MILHÕES de empresas oferecem CASHBACK no Brasil

Fazer compras e ter uma parte do dinheiro gasto devolvido para a nossa conta é algo sempre bem vindo, não? Essa é a ideia do cashback, que, ao invés de oferecer descontos, estabelcimentos acabam retornando parte do valor gasto para a conta dos clientes. E esta solução é cada vez mais realidade na vida dos brasileiros.

Tendência cada vez maior, mais de 6 MILHÕES de empresas oferecem CASHBACK no Brasil
Tendência cada vez maior, mais de 6 MILHÕES de empresas oferecem CASHBACK no Brasil (Imagem: FDR)

O boom do cashback

O cashback conquistou o coração dos brasileiros e é por isso que cada vez mais empresas apostam na estratégia para fidelizar seus clientes. De acordo com dados do SEBRAE, quase 6,5 milhões de empresas já oferecem o programa. Em relação volume financeiro, dados da empresa Cuponomia apontam que, só em 2021, o cashback movimentou R$ 10 bilhões no país.

A solução é tão adorada pelos brasileiros que até o Governo Federal estuda um modelo de devolução de impostos para pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). 

Cashback é uma palavra do inglês que traduzida significa “dinheiro de volta”. O modelo foi criado nos Estados Unidos, na metade dos anos 1980, em uma operadora de cartão de crédito. No Brasil, o cashback se popularizou especialmente na última década.

Caso você nunca tenha usado o cashback, ele funciona assim: ao fazer uma compra, você recebe de volta, como um presente, parte do valor gasto. Este valor poderá ser usado em futuras compras ou como desconto em uma transação.

O percentual dado como recompensa pela compra varia de empresa para empresa e, neste sentido, o cenário é bastante amplo e criativo.

A estratégia que movimenta pequenos e grandes negócios, bancos e varejistas também é uma forma de garantir clientes comprometidos com a marca por um longo período.

Aluisio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, empresa que oferece solução em gestão de benefícios customizados para empresas e entidades vê a modalidade cada vez mais popular no Brasil, por conta da facilidade na troca e recebimento do dinheiro de volta.

“Vale a pena o consumidor verificar as empresas que verdadeiramente se comprometem a recompensar o valor. A prática realmente tem muito para continuar em crescimento”, comenta Cirino.

O cashback é oferecido, inclusive, por bancos. É possível solicitar cartão de crédito que tenha o programa incluído para aproveitar os benefícios das compras. Ou até receber cashback ao fazer compras no débito, pagar contas ou comprar em uma loja online.

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.