Justiça tem nova DECISÃO envolvendo FALÊNCIA de tradicional empresa brasileira

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Após descumprir o plano de recuperação, uma importante empresa deve permanecer em processo de falência. Nesse tipo de processo a Justiça vai em busca de bens que podem ser vendidos para cobrirem os custos da dívida empresarial.

Justiça tem nova DECISÃO envolvendo FALÊNCIA de tradicional empresa brasileira
Justiça tem nova DECISÃO envolvendo FALÊNCIA de tradicional empresa brasileira (Imagem: FDR)

Em fevereiro desse ano a Justiça havia decretado a falência da Livraria Cultura, a empresa recorreu da decisão. No entanto, em nova decisão o Tribunal de Justiça de São Paulo negou o recurso e a empresa segue no processo que deve vender bens para o pagamento da dívida.

No entendimento do desembargador J.B. Franco de Godoi, a Livraria Cultura não tem condições financeiras de cumprir com o plano de recuperação que havia sido firmado.

“A falência da agravante, diante do global inadimplemento do plano de recuperação, tem como objetivo proteger o mercado e a sociedade, assim como fomentar o empreendedorismo e socializar as perdas provocadas pelo risco empresarial”, pontuou o desembargador.

Falência da Livraria Cultura

Pode parecer que o processo é recente, no entanto, a empresa entrou com o processo de recuperação judicial no ano de 2018, quando declarou uma dívida de R$ 285,4 milhões; as quedas nas vendas da empresa vêm desde a crise econômica de 2014.

Em fevereiro desse ano o juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro decretou a falência da empresa, o que conseguiu ser revertido logo em seguida.

Atualmente a Cultura tem apenas duas lojas físicas, uma em Porto Alegre e outra em São Paulo, por sinal, essa última já possui um pedido de despejo à vista. A vereadora Luna Zarattini (PT) entrou com pedido de tombamento do prédio e aparentemente o Ministério Público é favorável.

Com o novo pedido de falência decretado, a empresa tem até dois dias para avaliar seus bens; poderão ser vendidos imóveis, estoque e até mesmo a própria marca.

O presidente da empresa, Sergio Herz, afirmou que foi pego de surpresa com o pedido de falência da empresa por parte da Justiça em fevereiro deste ano.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.