ATENÇÃO MEI! Prazo para envio da declaração do IR está chegando ao fim

Anualmente, a população precisa verificar se ultrapassou o limite estabelecido pela Receita Federal. Caso tenha extrapolado, será necessário realizar a declaração do Imposto de Renda. Inclusive os trabalhadores que exercem a sua profissão via MEI. Veja agora a data limite para a entrega do documento.

Prazo LIMITE para o recebimento da RESTITUIÇÃO do IRPF foi divulgado
ATENÇÃO MEI! Prazo para envio da declaração do IR está chegando ao fim (Imagem: FDR)

O Imposto de Renda já é conhecido pela maioria da população brasileira. Nada mais é do que uma forma do governo federal conseguir fiscalizar e entender como você vem recebendo e gastando o seu dinheiro. Ao contrário do que muitos acham, as pessoas que são MEI também precisam entregar a declaração.

Não é algo somente obrigatório para as pessoas que exercem a sua profissão com a carteira de trabalho assinada. A boa notícia é que a partir de 2024, o valor da faixa de isenção do Imposto de Renda será ampliado. O novo valor limite será de até dois salários mínimos (R$2.640). 

Além disto, é essencial ressaltar a importância que é fazer a documentação caso você esteja apto. Isto porque o atraso na entrega do Imposto de Renda pode fazer com que sejam geradas multas em seu nome, além da Receita Federal te penalizar com um aumento na sua dívida através das taxas de juros.

Até quando as pessoas físicas e MEI poderão entregar a declaração do IR?

A Receita Federal estabelece uma data limite para a entrega da documentação. Desta forma, informamos que neste ano, o último dia disponível para a entrega da declaração do Imposto de Renda é no dia 31/05. Todas as pessoas tem até este dia para fazer a entrega da documentação à Receita Federal.

Além disto, também no dia 31/05, iniciam-se os pagamentos referentes à restituição. A restituição é uma forma que o governo tem de fiscalizar os seus gastos e pagamentos, avaliar se os valores necessários já foram pagos, e em casos positivos, parte do pagamento feito pelo cidadão é devolvido.

Há também casos em que a pessoa pode cair na malha-fina do Imposto de Renda. Neste caso, algo aconteceu na declaração que fez com que durante a análise, os agentes da Receita identificassem algum tipo de erro ou inconsistência, sendo necessária uma melhor verificação.

YouTube video player
Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile