EXTRATO DISPONÍVEL! 1º parcela do 13º salário pode ser consultada agora

Pontos-chave
  • O 13º salário começa a ser pago no dia 25 de maio;
  • O INSS já tem a data para liberar o extrato de pagamentos;
  • O acesso pode ser feito por dois canais diferentes.

A informação de que o pagamento da 1º parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas seria liberado ainda esse mês, pegou muitos de surpresa. Isso porque, a decisão foi tomada no início de maio para pagamento na mesma folha. Esse adiantamento, porém, não é uma surpresa já que foi feito nos últimos três anos. Agora, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já tem data para liberar o extrato em que o valor a ser pago poderá ser consultado.

EXTRATO DISPONÍVEL! 1º parcela do 13º salário pode ser consultada agora
EXTRATO DISPONÍVEL! 1º parcela do 13º salário pode ser consultada agora (Imagem: FDR)

A consulta ao extrato de pagamentos do INSS não é um benefício concedido apenas para a 1º parcela do 13º salário. Na verdade, todos os meses os aposentados e pensionistas podem verificar o valor do seu salário, além dos descontos para quem optou pelo crédito consignado, entre outros. Para quem começa a receber um benefício previdenciário esse é um processo mais comum.

Já que a consulta permite descobrir quanto será pago pela Previdência Social nos próximos meses. Em maio e em junho, além do benefício previdenciário tradicional, os segurados ainda terão acesso ao pagamento do 13º. A quantia total é dividida em duas parcelas, sendo 50% paga em maio e o restante depositado em junho.

No segundo pagamento ainda há desconto do Imposto de Renda apenas para quem é contribuinte dessa tributação. Os demais poderão receber a quantia de 50% do que ainda resta normalmente. O empréstimo consignado não faz nenhum tipo de desconto no valor da 1º parcela do 13º salário, e nem no depósito seguinte. Por se tratar de renda variável não há débito.

Quando o extrato do 13º salário do INSS estará disponível?

O pagamento antecipado do 13º salário seguiu a mesma regra dos três anos anteriores. Por lei, o benefício deve ser pago em agosto e dezembro, mas a primeira parcela sempre era antecipada pelo presidente da República. Em 2020, o governo de Jair Bolsonaro decidiu adiantar as duas parcelas para o primeiro semestre, a fim de movimentar a economia e beneficiar o grupo de risco.

Nos anos seguintes esse processo também foi possível, e agora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resolveu manter essa regra. O pagamento da 1ª parcela do 13º salário será feito a partir do dia 25 de maio, por isso a data de publicação do extrato será:

A medida de antecipação vai beneficiar cerca de 30 milhões de brasileiros, que receberão um montante de R$ 62,6 bilhões. No extrato estará disponível o valor da aposentadoria ou pensão comum + a primeira parcela do décimo terceiro.

PAGAMENTOS DO 13º E 14º SALÁRIO DO INSS: ESSES SÃO OS VALORES CONFIRMADOS PELO GOVERNO PARA 2023

Como consultar o extrato do 13º salário?

Existem duas formas de conseguir consultar o extrato de pagamentos do INSS, e principalmente do 13º salário. O primeiro é usando o aplicativo Meu INSS, com login por meio do Gov.br, ou através do site de mesmo nome e que possuí a mesma forma de entrada.

No App Meu INSS

Site do Meu INSS

Pagamento da 1º parcela do 13º salário do INSS

O pagamento da primeira parcela do 13º salário começa a partir de sexta-feira, 25 de maio, e vai até 7 de junho. Como de costume dão início aos depósitos aqueles que têm rendimento igual ao salário mínimo que é o piso do INSS, e na semana seguinte passam a ser contemplados os beneficiados com rendimento maior.

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 25/05
2 26/05
3 29/05
4 30/05
5 31/05
6 01/06
7 02/06
8 05/06
9 06/06
0 07/06
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 01/06
2 e 7 02/06
3 e 8 05/06
4 e 9 06/06
5 e 0 07/06
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile