Empresa concessionária de energia de um dos principais estados do país acumula uma dívida na casa dos bilhões o que pode levar a sua falência. A recuperação judicial pode ajudar a empresa a se organizar e elaborar o melhor plano para pagamento do saldo devedor.
A Light é a concessionaria de energia elétrica de mais de 30 municípios do estado do Rio de Janeiro. Nessa sexta-feira, 12, a empresa entrou com o pedido de recuperação judicial na tentativa de evitar a sua falência. O pedido foi aberto pela Light S.A e não pela distribuidora Light Serviços, porque uma lei proíbe que concessionárias de serviços públicos de energia elétrica façam esse tipo de ação.
Falência da Light?
É importante entender que o pedido de recuperação judicial é feito pela empresa quando ela está passando por dificuldades financeiras. Caso seja aceito, as dívidas são paralisadas e a empresa ganha um prazo para fazer uma proposta aos credores. Ou seja, esse pedido visa evitar uma falência da empresa.
O pedido foi feito pela empresa na 3ª Vara Empresarial do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); a Light tem uma dívida estimada em R$ 11 bilhões.
“A companhia vem, em conjunto com seus assessores financeiros e legais, avaliando alternativas e empreendendo esforços na busca do equacionamento de obrigações financeiras próprias e de outras pelas quais é também coobrigada, inclusive mediante tratativas com certos credores no âmbito de procedimento de mediação devidamente instaurado e em curso na presente data”, informou a empresa em comunicado.
A empresa ainda afirmou que vem há alguns meses juntando esforços para tentar solucionar os problemas, no entanto, não teve sucesso. Agora, o pedido de recuperação judicial foi feito também para evitar que a oferta do seu serviço seja suspenso para a população.
“A companhia mantém e reafirma a confiança em sua capacidade operacional e comercial para a negociação e aprovação de um plano de recuperação que lhe permita implementar o pretendido equacionamento e, com isso, restabelecer o seu equilíbrio econômico-financeiro”, acrescentou a empresa.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.