O Dia das Mães está se aproximando e ainda tem filhos que estão escolhendo o presente ideal para dar às mães no próximo domingo. Na pressa para não fazer feio, muita gente pode acabar caindo em golpes, com isso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta importante.
Segundo a Federação, em épocas comemorativas e agora no dia das mães, é preciso manter a atenção redobrada no momento das compra, seja ela física ou online. Há golpes rondando por páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp.
“Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, de promoções mirabolantes de produtos e nunca clique em links recebidos em mensagens. Sempre faça as compras em sites conhecidos e pesquise comentários de outros consumidores em sites de reclamações”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Além disso, a instituição indica que os clientes digitem o endereço da loja no navegador de internet; que tomem cuidado com redes sociais e com promoções cujos produtos estejam abaixo do valor real.
Outro alerta é sobre os pagamentos: “Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens SMS enviadas no app do banco. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro”.
Para as compras físicas, a atenção precisa ser voltada para o cartão de crédito e os dados fornecidos. “O bandido entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão e se aproveita de um momento de distração do comprador e presta atenção na senha que está sendo digitada”, comenta Adriano.
Atenção aos brindes para o dia das mães
Nestas datas comemorativas o cliente deve tomar cuidado com o golpe do brinde ou presente. A Febraban enfatiza que, após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos tem entrado em contato com a vítima e dizem que têm um brinde ou presente para entregar.
“Os criminosos chegam a dar algo para a vítima, geralmente flores, bolos ou cosméticos. Alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações de quem realmente pediu para fazer a entrega e pedem um pagamento de uma taxa”, alerta.
Ajuda do Procon
Durante toda a semana que antecede a data (08 a 12 de maio), a população poderá entrar em contato com o Procon, pelo telefone 151, para buscar informações sobre eventuais reclamações de empresas e fornecedores de serviços.
A ideia é orientar consumidores a evitarem compras em empresas e sites com histórico de reclamações.