O prazo para declarar o Imposto de Renda começou em 15 de março, desde então os contribuintes já estão preenchendo o documento. O envio acontece online, seja pelo programa da declaração atualizado para esse ano, ou usando a versão do aplicativo. O fim do prazo está marcado para esse mês de maio, e quem deixar para os últimos dias pode se complicar.
A Receita Federal é o órgão responsável por criar todos os mecanismos que vão orientar o contribuinte sobre como declarar o Imposto de Renda. Por isso, dias antes do início do prazo a instituição concede uma entrevista coletiva trazendo todas as informações a respeito desse processo. A grande função da declaração é que o contribuinte informe quais foram seus rendimentos no último ano.
Para isso, vai preencher a declaração por fichas, colocando os valores relativos aos seus rendimentos de 2022. Se adquiriu novos bens como automóveis ou imóveis. Quais foram as relações financeiras, incluindo investimentos feitos nos últimos doze meses. Além de informar seus gastos, como aqueles com educação, com a saúde, pagamento de aluguéis e outros.
A fim de que o processo de declarar o Imposto de Renda fosse mais simples, nesse ano a Receita Federal disponibilizou o programa gerador da declaração antes do início do prazo. Criou a versão pré-preenchida do documento, em que o contribuinte já tem todas as fichas preenchidas e somente edita as informações. E ainda possibilitou o cadastro de um outro CPF para preencher o documento em nome do contribuinte.
Por que evitar o fim do prazo para declarar o Imposto de Renda?
De acordo com a Receita Federal, o último dia para declarar o Imposto de Renda é 31 de maio desse ano. Essa também é a data em que será feito o pagamento do primeiro lote da restituição. Embora o prazo dado tenha sido superior a dois meses, algumas pessoas preferem deixar para enviar o documento no último dia.
Existem alguns motivos porém que justificam porque declarar o Imposto de Renda no último dia não é aconselhável:
- Quem enviar a declaração até 10 de maio tem prioridade na restituição;
- Nos últimos dias o portal de envio da declaração fica sobrecarregado;
- Caso envie a declaração, mas cometa erros, a correção do documento vai coloca-lo na malha fina. Se a correção for feita dentro do prazo de envio, não há riscos.