RESTITUIÇÃO do IRPF poderá ser sacada imediatamente através deste serviço bancário

Começa nesse mês, no dia 31, o pagamento da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Serão cinco lotes regulares nesse ano dedicados a quem enviar a declaração dentro do prazo que vai também até 31 de maio. Para receber o valor de forma mais simples e rápida, a Receita Federal recomenda que o cidadão faça o uso do PIX.

RESTITUIÇÃO do IRPF poderá ser sacada imediatamente através deste serviço bancário
RESTITUIÇÃO do IRPF poderá ser sacada imediatamente através deste serviço bancário (Imagem: FDR)

Nesse ano a Receita Federal anunciou algumas novidades no envio da declaração que darão prioridade no recebimento da restituição do IRPF. Isso não significa que todos os que seguirem as recomendações serão beneficiados logo no primeiro lote, mas que ganharão preferência de inclusão nos primeiros pagamentos. Afinal, são cinco lotes e há quem vá receber somente no último.

Por isso, para tentar receber logo no início é preciso:

  • Enviar a declaração até o dia 10 de maio, sem erros;
  • Optar pelo declaração pré-preenchida pelo sistema da Receita Federal;
  • Cadastrar a chave PIX que seja o número de CPF do titular da declaração para receber a restituição;
  • Ser do grupo preferencial: idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência, e quem possuí como maior fonte de renda o magistério.

Os contribuintes devem se antecipar, porque segundo a Receita o primeiro lote da restituição do IRPF vai ser pago para quem cumprir com os requisitos de prioridades e enviar a declaração até 10 de maio. O valor a ser restituído depende de quanto o cidadão declarou como patrimônio, e quais foram os seus gastos dedutíveis em 2022.

Como cadastrar o PIX para receber a restituição do IRPF?

A restituição do IRPF sempre será paga na conta cadastrada pelo contribuinte ao enviar a declaração. Nesse ano existe a opção de informar o número do CPF que será a chave usada para transferência. Ou seja, o dinheiro vai ser depositado na conta em que o CPF é a chave PIX. A Receita Federal não aceita o cadastro de outras chaves, como e-mail ou número de celular.

Para fazer essa opção basta:

  • Ao abrir sua declaração, informe a chave Pix na tela “Início”, no quadro “Imposto a Pagar”, no campo “Informações bancárias”; ou
  • Antes de enviar a declaração nos processo finais em “Confirmar dados bancários”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com