Governo vai excluir novos grupos do Bolsa Família em maio? Descubra!

Embora o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tenha dado início a terceira fase de revisão do Cadastro Único em abril, com a Averiguação Cadastral Unipessoal. Os outros grupos que recebem o Bolsa Família ainda temem ter seu benefício bloqueado. De acordo com o MDS as averiguações que começaram no início desse ano já excluíram mais de 1,5 milhões de beneficiados.

Governo vai excluir novos grupos do Bolsa Família em maio? Descubra!
Governo vai excluir novos grupos do Bolsa Família em maio? Descubra! (Imagem: FDR)

Depois das suspeitas de que famílias que não tinham direito de receber o benefício de transferência de renda estavam sendo contempladas, o pente-fino começou. Desde o início de 2023 uma série de pessoas têm sido cortadas do Bolsa Família de forma permanente, ou com o bloqueio até que comprovem ter direito ao auxílio. A ideia é liberar espaço no orçamento e evitar fraudes.

A investigação, segundo o MDS, é de que no último ano um afrouxamento nos sistemas permitiu que mais pessoas recebessem o Auxílio Brasil sem que tivessem direito a ele. Nesse ano com a substituição para o Bolsa Família, a ideia é deixar de fazer o pagamento para quem não tem direito. E incluir pessoas que podem receber e aguardam na fila de espera.

Em abril foram mais de 21 milhões de famílias beneficiadas, sendo que pouco mais de 113 mil foram inclusas. Enquanto isso, 1,2 milhões de pessoas deixaram de receber tendo o auxílio bloqueado até que consigam provar que tem direito ao pagamento. O prazo para contestar o bloqueio é de 60 dias a partir do fim do depósito.

Governo vai continuar bloqueando o Bolsa Família?

Sim! Se o titular do Bolsa Família foge de alguma regra e teme ter seu auxílio cortado, ele precisa se regularizar logo. Isso porque, o Ministério do Desenvolvimento Social fará a averiguação e corte dos irregulares até dezembro desse ano. O foco principal nesse momento são as famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa, mas outros também podem perder seu auxílio.

Correm o risco de ter seu benefício bloqueado, ou totalmente cancelado:

  • Quem está com dados desatualizados no Cadastro Único;
  • Aqueles que possuem renda familiar mensal superior a R$ 218 por pessoa;
  • Famílias cujas crianças não estão mantendo a frequência escolar, e caderneta de vacinação está desatualizada.

Caso o benefício seja bloqueado é preciso comparecer até uma unidade do Cadastro Único para atualização de dados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]