Um dos momentos mais conhecidos pelos brasileiros é quando, anualmente, é necessária a realização da declaração do Imposto de Renda. Entretanto, para algumas pessoas que já cumpriram com os seus deveres fiscais durante o ano, tem o direito de receber a conhecida taxa de restituição. Veja como solicitar:
A restituição do Imposto de Renda já é amplamente conhecida pelos brasileiros. Basicamente, quando você encaminha a sua declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal analisa seus gastos e recebimentos durante o ano e verificam se todos os impostos necessários já foram pagos pelo cidadão.
Em caso negativo, as pessoas que entregaram a sua declaração mas ainda não quitaram por completo os seus impostos ou a declaração entregue gerou dúvidas para os fiscais da Receita Federal, este cidadão será colocado na “malha-fina”, onde terá que refazer a sua declaração e esclarecer os pontos de dúvida.
Em caso positivo, existem duas opções: a primeira é que o cidadão cumpriu com o seu dever e não será penalizado; já a segunda opção é que a pessoa pagou impostos acima da quantidade indicada e precisa ser remunerada por isso. É daí que vem a conhecida taxa de restituição do Imposto de Renda.
Como solicitar o pagamento da restituição?
O pagamento da restituição tem data marcada para ser iniciado, oficialmente, na mesma data em que acaba o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, no dia 31/05. Neste dia serão iniciados os pagamentos para a restituição, seguindo a ordem prioritária já conhecida.
Porém, neste ano, a Receita Federal abriu a possibilidade de antecipação do pagamento da restituição. Para aquelas pessoas que decidiram realizar a sua declaração optando pela opção “Declaração Pré-Preenchida” ou escolheram receber via chave PIX (CPF), estão inclusas na lista prioritária do pagamento.
Para checar a sua disponibilidade, vá até o site da Receita Federal e clique em Iniciar. Após isto, faça login com os seus dados, como CPF e data de nascimento e ano da declaração; por fim, confira o seu extrato e veja se você está, ou não, apto para receber a restituição.